Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Mais de 200 crianças de Colinas participaram de ações de educação científica no Museu de Ciências da Univates

Postado as 19/08/2022 16:44:46

Por Lucas George Wendt

Divulgação/Univates

Cerca de 230 crianças da rede municipal de educação de Colinas estiveram no Museu de Ciências (MCN) da Universidade do Vale do Taquari - Univates nos dias 16 e 17 de agosto. Os grupos foram compostos por estudantes do jardim de infância ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ipiranga. 

As oficinas “Ilustrando os insetos” e “Bomba de semente: o futuro em suas mãos” foram realizadas com os alunos do jardim ao 4º ano. Já a oficina “Mudanças climáticas: uma ameaça à vida” foi destinada aos alunos do 5º ao 9º ano. Além das atividades de desenvolvimento prático, todos os visitantes conheceram a sala de exposições do MCN, que, no momento, recebe a mostra “Mudanças climáticas. Carbono ontem, hoje e amanhã”.  

O Museu está aberto à visitação da comunidade interessada. As visitas guiadas devem ser agendadas com antecedência. O agendamento pode ser feito pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5505, pelo e-mail mcn@univates.br ou pessoalmente na Secretaria do MCN, localizada na sala 108 do Prédio 8. 

Comunicação e educação científica

A divulgação científica e a educação ambiental para a comunidade do Vale do Taquari assumem importância especial entre as atividades desenvolvidas pelo MCN. Essas são, justamente, ações voltadas às escolas da região, que têm no Museu de Ciências um espaço de apoio às práticas pedagógicas e de divulgação e educação científica. 

A coordenadora do espaço, a bióloga Miriam Helena Kronhardt, explica que a divulgação científica acontece por meio das exposições organizadas e das diversas atividades de extensão realizadas pela equipe educativa do Museu, como as oficinas, minicursos, palestras e rodas de conversa. 

“Na área da educação ambiental desenvolvemos diversas atividades, como visitas guiadas, oficinas e exposições itinerantes, com o objetivo de aproximar a comunidade do Museu e, assim, instigar o gosto pela ciência”, destaca Miriam. 

Saiba mais sobre o MCN 

O espaço recebeu, ao longo dos anos, mais de cem mil visitantes, que puderam aprender sobre ciências em seus acervos e exposições. As coleções somam mais de 135 mil itens e tombos de patrimônio pertencentes ao Vale do Taquari. 

Enquanto laboratório, o MCN Univates é um espaço de iniciação científica e de capacitação técnica dos estudantes de graduação e de pós-graduação da Universidade, além de prestar assessorias e consultorias para a comunidade regional em suas áreas de atuação (arqueologia, história regional, preservação de fontes históricas, acarologia, botânica, ecologia e evolução, paleobotânica e evolução de biomas e zoologia). 

Empréstimos

O MCN realiza empréstimos de itens, inclusive exposições itinerantes, para escolas. Para solicitar o empréstimo de itens do MCN, é necessário preencher o formulário on-line na página da Central de Empréstimos do Museu no prazo de, no mínimo, dois dias úteis antes da retirada do material. A retirada dos equipamentos ou exemplares acontece na Secretaria do MCN, localizada na sala 108 do Prédio 8 da Univates. Em caso de dúvidas, entre em contato com o MCN pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5505, ou pelo e-mail mcn@univates.br.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods