Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram.
Em seu Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Nutrição da Universidade do Vale do Taquari - Univates, a estudante Letícia Meires Quinot averiguou a relação entre o estado nutricional e o nível de atividade física em idosos institucionalizados e não institucionalizados.
Letícia argumenta que há uma necessidade de desenvolver pesquisas sobre esse tema, visto que é progressivo o aumento da população idosa ao longo dos últimos anos e a tendência é que esse aumento continue.
“A partir da identificação dessas demandas que surgem a partir das pesquisas, poderemos melhorar a qualificação dos profissionais da área da saúde para aprimorar os atendimentos à população idosa e aumentar os programas públicos voltados ao atendimento e ao cuidado dos idosos. O estado nutricional do idoso e a atividade física influenciam diretamente na qualidade de vida do idoso, e, consequentemente, na expectativa de vida”, explica Letícia.
Para a pesquisa, foram analisados dados de 350 idosos, sendo de 245 de residentes em ILPIs e de 105 idosos não institucionalizados, atendidos em uma Estratégia Saúde da Família do município de Lajeado. Os dados são oriundos de dois bancos de dados, coletados entre os anos de 2017 a 2020. Além disso, foram aplicados uma versão curta do Questionário Internacional de Atividade Física e um outro questionário sobre idade, sexo, peso atual e altura.
Considerando que o estudo foi realizado em uma região muito específica,a autora sugere a elaboração de novas pesquisas para determinar as causas e o impacto do baixo peso, obesidade e sedentarismo em idosos institucionalizados e não institucionalizados, com o intuito de direcionar os cuidados e a atenção à saúde do idoso para o envelhecimento com qualidade de vida.
