Em 2018, o Saúde Univates - Nutrição lançou o desafio “Mil quilos a menos, saúde a mais” para um grupo de 95 pacientes em acompanhamento nutricional. A cada quilo eliminado, uma bolinha era colocada dentro de um pote. Em julho deste ano, a meta de chegar a mil bolinhas no pote foi atingida.
Franciele Machado Wermann, nutricionista e coordenadora do Saúde Univates - Nutrição, conta que todos os pacientes que participaram da dinâmica apresentavam a necessidade de redução de peso em razão de alguma patologia associada, como diabetes mellitus, hipertensão arterial ou síndrome metabólica, ou mesmo por complicações que podem ser ocasionadas pelo excesso de peso. Assim, a maior parte deles chegou ao consultório por meio de encaminhamento realizado por um médico. Todos eles são pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari (Consisa), alunos ou funcionários da Univates.
A nutricionista afirma que, mesmo com a meta inicial alcançada, o projeto será mantido enquanto os pacientes se mobilizarem com a dinâmica e se sentirem mais motivados por participar dela. “O objetivo agora é incluir todos aqueles que frequentam o serviço de Nutrição do Saúde Univates”, destaca.
Para celebrar a conquista dos pacientes, o serviço lança a campanha de solidariedade que pretende arrecadar mil quilos de alimentos não perecíveis, produtos de higiene e roupas para serem doados a entidades beneficentes do Vale do Taquari.
Pontos de coleta das doações
- Recepções dos Prédios 9 e 16
- Saúde Univates - Nutrição - Prédio 12
- Biblioteca da Univates
Apoio da família e dos amigos é fundamental
Roberta da Silva, 27, passou a ver a vida com um novo olhar ao iniciar o acompanhamento nutricional no Saúde Univates. O caminho para alcançar os objetivos é tortuoso, mas a força de vontade e o apoio da família e dos amigos ajudam a manter o foco.
A nutricionista Franciele ressalta que o emagrecimento requer uma mudança no estilo de vida e é um processo que varia de uma pessoa para outra. Emagrecer é perder gordura, e isso não significa apenas diminuir o peso corporal na balança. “É importante que haja uma mudança de hábitos, que inclui a alimentação saudável e a prática de atividade física”, pontua.
A perda de peso de forma lenta e gradual costuma ser desafiadora e, para muitos pacientes, até um pouco desmotivadora. “Mas é muito mais efetiva do que emagrecer ‘tudo de uma vez’. Dietas restritivas podem ser um perigo para a saúde”, acrescenta a profissional.
Todas as nutricionistas que me atenderam se dedicaram a mim. Tive muitos momentos de altos e baixos, emagreci, engordei e emagreci novamente. O que mais me deu forças para continuar foi o apoio da família, dos amigos e de toda a equipe do posto de saúde e do Saúde Univates. Comecei a ver o mundo de outra forma. Eu não acreditava em mim, mas eles acreditaram e isso me motivou. Agora tenho uma vida diferente, com mais energia e disposição Roberta da Silva
Saúde Univates - Nutrição
O serviço oferece consultas nutricionais individuais e para grupos familiares. Também são realizados atendimentos a pacientes encaminhados pelas prefeituras municipais, oriundos dos convênios SUS, Consisa ou Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). Mais informações sobre os atendimentos e agendamento de consultas podem ser obtidas no site saudeunivates.com.br, pelo telefone (51) 3714-7060 ou pelo e-mail nutricao.saude@univates.br.
