Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Projeto de pesquisa desenvolvido na Univates busca ferramentas para auxílio diagnóstico e terapêutico de doenças infecciosas

Postado as 08/09/2022 16:05:16

Por Lucas George Wendt

A pesquisadora doutora Daiane Heidrich, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM) da Universidade do Vale do Taquari - Univates, tem se dedicado a encontrar ferramentas para auxílio diagnóstico e terapêutico de doenças infecciosas. 

Atualmente o projeto desenvolvido por ela conta com a participação de cinco alunos de mestrado, além de dois bolsistas Bolsistas de Iniciação Científica (BICs) com bolsa da Univates e um bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIBITI) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

Lucas George Wendt

“Espera-se detectar, a partir das técnicas desenvolvidas nos estudos do grupo,, de forma mais rápida e com menor custo, a presença de microrganismos nas amostras clínicas, identificando-os e analisando sua suscetibilidade aos antimicrobianos utilizados na prática clínica, permitindo identificar microrganismos com perfil resistente a esses fármacos”, explica a pesquisadora. 

 

“Além disso, no projeto institucional incluí subprojetos que auxiliam no tratamento por meio da busca de novas moléculas que tenham ação contra microrganismos que causam infecções, que visam a avaliar alternativas terapêuticas e que visam a auxiliar na elucidação de interações entre microrganismos e respostas clínicas de diferentes origens”, complementa Daiane. 

Os pesquisadores realizam análises por meio da prática de análise Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR). Os dados gerados a partir dessas técnicas são compartilhados, por meio das publicações acadêmicas, para outros cientistas que atuam com estes temas. “Nossas pesquisas podem servir como modelo para outros locais do mundo, além do uso do conhecimento científico obtido dos demais projetos de forma global”. 

Conheça as pesquisas em desenvolvimento no projeto

“Diagnóstico de covid-19 utilizando Espectroscopia no Infravermelho por Transformada de Fourier”, subprojeto contemplado com verba da empresa BRF - Brasil Foods, que também além do financiamento de uma bolsa integral de mestrado para o acadêmico Calebe Fernando Jüchem, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Univates. 

“Diagnóstico de vulvovaginites por Espectroscopia no Infravermelho por Transformada de Fourier (DTIR) de fluido vaginal”, realizada pelo mestrando Clairton Edinei dos Santos, bolsista parcial com bolsa do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias II da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculado do PPGCM da Univates.

“Prospecção de pequenas moléculas com potencial antifúngico contra Fusarium sp", realizada pelo mestrando Lucas Lago Bergamaschi, bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs)/Capes no PPGCM. 

“Alterações na microbiota intestinal em pacientes submetidos a gastroplastia vertical”, realizada pela mestranda Aline Scapini Caumo, do PPGCM da Univates, estudo que está em fase de finalização. 

Além desses subprojetos, o projeto “Identificação e perfil de suscetibilidade a antifúngicos de espécies de Candida e Trichophyton por Espectroscopia no Infravermelho por Transformada de Fourier” foi finalizado em maio de 2022. A pesquisa “Avaliação dos efeitos do gerador de alta frequência e do vapor de ozônio em culturas de bactérias envolvidas na patogênese da acne: Cutibacterium acnes e Staphylococcus epidermidis”, da mestranda Carolina Mattei Reis, do PPGCM, também foi defendida recentemente. 

Diversos textos científicos estão sendo preparados para apresentar resultados dos projetos desenvolvidos à comunidade científica. 

O projeto maior, que subdivide nos outros, está incluído na linha de pesquisa do PPGCM “Tecnologia em saúde como ferramenta na clínica médica”, da área de concentração “Clínica médica, tecnologias em saúde e ciências do comportamento”. No Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec), o projeto pode ser incluído na linha de pesquisa “Detecção e caracterização de microrganismos”, da área de concentração “Biotecnologia em saúde”.

Nicole Morás

A pesquisa na Univates 

A Univates conta com 35 projetos de pesquisa vinculados aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, quatro projetos de pesquisa vinculados ao Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) e ainda realiza 49 projetos de pesquisa que recebem fomento externo. 

O trabalho científico de uma instituição e de seus pesquisadores é contínuo, ou seja, suas descobertas, quando observadas na totalidade, permitem compreender o conjunto do trabalho realizado. É desta forma que a ciência avança: aos poucos, com cada trabalho funcionando como a peça de um quebra-cabeça que completa um cenário de pesquisa e que pode abrir margem para mais perguntas.

Diferentes equipes trabalham produzindo conhecimento científico. Entre pesquisadores e estudantes – bolsistas de iniciação científica, de mestrado e de doutorado –, são cerca de 500 pessoas diretamente envolvidas buscando na ciência as respostas para a solução de problemas coletivos e de inquietações de pesquisa individuais. Todos os dias as equipes de pesquisa da Univates divulgam seus achados em publicações periódicas científicas nacionais e internacionais. 

Logo ods