Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Molly Blackbird/Unsplash

Univates seleciona mulheres entre 18 e 60 anos para participar de estudo

Postado as 12/09/2022 19:29:34

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Um projeto de pesquisa desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM) da Universidade do Vale do Taquari - Univates pelo grupo de pesquisa Cognição, Estresse e Trauma está selecionando mulheres entre 18 e 60 anos de idade para participarem de uma pesquisa que tem como objetivo avaliar o impacto da violência por parceiro íntimo em mulheres. 

O estudo, conduzido pela mestranda Denise Bisolo Scheibe e pela professora doutora Joana Bücker, faz parte do projeto de pesquisa de mestrado de Denise, que pretende avaliar o impacto da violência sofrida por mulheres em aspectos como reserva cognitiva e memória emocional. 

Os critérios para participação das voluntárias são: ter entre 18 e 60 anos, ter passado por alguma violência por parceiro íntimo (psicológica, física, sexual, patrimonial ou moral) e não estar mais com seu agressor. 

As pesquisadoras avaliarão o funcionamento cognitivo das voluntárias, a reserva cognitiva, os sintomas de estresse pós-traumático e a memória emocional. As participantes da pesquisa têm garantido o sigilo de todas as informações prestadas às pesquisadoras. 

A participação das voluntárias acontecerá presencialmente na Univates, em data e horário a serem agendados com as pesquisadoras. Para se inscrever, basta entrar em contato pelo e-mail neuropsicologia@univates.br ou pelo telefone (51) 99494-1705 demonstrando seu interesse em participar da pesquisa. O grupo aceita o ingresso de voluntárias permanentemente. 

Conforme a pesquisadora Denise, “além de garantir o sigilo das informações, reafirmamos que todas as voluntárias são tratadas com muito cuidado e respeito. Entendemos o quanto a violência por parceiro íntimo pode ser nociva, e o objetivo dessa pesquisa é justamente compreender a extensão desses danos na cognição, expondo essas mulheres o mínimo possível a essa situação”. 

Logo ods