Bruna Laís Alves

Inep aponta que o curso de Letras da Univates é o melhor do Brasil no Conceito Enade

Postado as 13/09/2022 18:47:30

Por Natalia Nissen

O curso de licenciatura em Letras - Português e Inglês ofertado pela Universidade do Vale do Taquari - Univates na modalidade presencial é o melhor do Brasil no Conceito Enade. Os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021 e de dois Indicadores de Qualidade da Educação Superior ‒ Conceito Enade e Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) ‒ foram divulgados na segunda-feira, 12, pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Nessa edição, foram avaliados 18 cursos de graduação da Instituição: Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado presenciais e licenciatura EAD), Design, Educação Física (licenciatura e bacharelado presenciais e licenciatura EAD), História (licenciatura presencial e EAD), Letras (licenciatura EAD), Letras - Espanhol (licenciatura presencial), Letras - Inglês (licenciatura presencial), Pedagogia (licenciatura presencial e EAD), Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Tecnologia da Informação e Redes de Computadores.

Letras - Português e Inglês e os cursos presenciais de bacharelado em Educação Física e Superior de Tecnologia em Redes de Computadores obtiveram nota 5 no Conceito Enade, que utiliza o desempenho dos estudantes concluintes de cada curso no exame para atribuir uma nota de 1 a 5 para a graduação.

Já o conceito IDD é um indicador de qualidade que tem o objetivo de medir o valor agregado pelo processo formativo, como o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos dos estudantes.

De acordo com o Inep, o ciclo avaliativo abrangeu 7.997 cursos em 30 áreas de conhecimento, de diversas instituições de Ensino Superior do Brasil. Foram 492.461 estudantes inscritos, dos quais 74% eram de cursos de licenciatura, 19% de bacharelado e 7% de cursos tecnológicos.

Cursos da Univates em destaque

Além de comprovar a qualidade dos cursos da Univates, os resultados também fundamentam as ações de aprimoramento em projetos pedagógicos, em metodologias de ensino e da Instituição como um todo. Segundo o MEC, 25% dos cursos avaliados no País obtiveram nível de excelência na avaliação (notas 4 e 5). Já nos cursos da Univates, esse percentual é de quase 60%.

A reitora da Univates, professora Evania Schneider, afirma que os resultados são motivo de orgulho para toda a comunidade acadêmica e refletem o esforço e a dedicação de estudantes, professores e técnico-administrativos.

Lucas George Wendt

Este é o resultado de um trabalho conjunto e de muito amor por aquilo que se faz. Esses indicadores demonstram que todas as pessoas que fazem parte da Univates trabalham não apenas para construir uma universidade melhor, mas uma região, um estado e um país melhores para todos. É com conhecimento e desenvolvimento das pessoas que transformamos nossas comunidades
Evania Schneider, reitora da Univates

Melhores resultados
- Ciências Biológicas - bacharelado: está entre os três melhores cursos do Rio Grande do Sul (RS) no IDD.
- Ciências Biológicas - licenciatura (presencial): melhor curso do RS no IDD.
- Design: está entre os quatro melhores cursos do RS no IDD.
- Educação Física - bacharelado: 3º melhor curso do Brasil no Conceito Enade.
- Educação Física - licenciatura (presencial): melhor curso do RS no IDD.
- Gestão da Tecnologia da Informação: está entre os três melhores cursos das universidades do Sul do País no Conceito Enade.
- Letras - Português e Inglês (presencial): melhor curso do País no Conceito Enade.
- Redes de Computadores: está entre os três melhores cursos do Sul do Brasil no Conceito Enade.
- Sistemas de Informação: está entre os três melhores cursos das universidades do Sul do País no IDD.

Saiba mais sobre o Enade

Previsto em lei, o Enade é aplicado anualmente desde 2004 e é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O exame avalia o desempenho dos estudantes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos propostos e as habilidades e competências desenvolvidas durante a formação. A participação do estudante selecionado é obrigatória e requisito para colação de grau. A cada ano, o exame se dedica a um ano de um ciclo avaliativo trienal.

No próximo dia 27 de novembro, estudantes dos seguintes cursos da Univates participarão da prova: Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, Direito, Jornalismo, Psicologia, Relações Internacionais, Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing, Processos Gerenciais e Comércio Exterior. Clique aqui para saber mais sobre a edição 2022.

Outras informações sobre o Enade podem ser obtidas no site univates.br/enade

Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods