PPG da Univates recebe pesquisadores do Instituto Politécnico de Leiria

Postado as 21/09/2022 09:01:56

Pietra Darde

A Universidade do Vale do Taquari - Univates está recebendo pesquisadores do  Instituto Politécnico de Leiria (IPL) para o desenvolvimento de pesquisas com compostos bioativos marinhos para aplicações terapêuticas em doenças neurodegenerativas.

Os estudos são vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec), envolvendo os docentes doutores Claucia Fernanda Volken de Souza, Verônica Contini, Márcia Inês Goettert e Luis Fernando Saraiva Macedo Timmers, além dos pesquisadores do IPL Celso Miguel da Maia Alves e Joana Rita Martins da Silva. Alves e Silva permanecem na Univates até o fim de outubro.

O projeto MarTics, como é chamada a iniciativa em curso, tem como objetivo avaliar o potencial antioxidante, anti-inflamatório e neuroprotetor de moléculas isoladas de macroalgas da costa de Peniche, em Portugal. Ainda, a visita busca promover a mobilidade de investigadores entre o Instituto Politécnico de Leiria e a Univates, fortalecendo as colaborações entre pesquisadores e a internacionalização do PPGBiotec. Os trabalhos voltados à área do projeto iniciaram ainda em 2014, com pesquisas envolvendo a professora Márcia Goettert, e em seguida outros professores do PPGBiotec foram estabelecendo novas colaborações.

Informações científicas valiosas vêm sendo obtidas por meio de ferramentas biotecnológicas, o que permite a descoberta e o desenvolvimento de novos fármacos e modelos para diagnóstico, possibilitando novas terapias. A medicina farmacêutica tem papel central em vários processos que visam à identificação de substâncias bioativas e ao desenvolvimento de compostos, avaliação e aspectos médicos de novos candidatos a fármacos, inclusive os de origem marinha.

O projeto objetiva integrar biotecnologia, medicina e farmacologia como ferramentas úteis para o planejamento e a identificação de novas moléculas, naturais e/ou sintéticas, candidatas a novos fármacos, bem como seu mecanismo de ação. Por fim, atrelado a essas ferramentas objetiva-se identificar biomarcadores, visando ao desenvolvimento de metodologias que possam agregar ao diagnóstico de patologias específicas.