Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

PPG da Univates recebe pesquisadores do Instituto Politécnico de Leiria

Postado as 21/09/2022 09:01:56

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Pietra Darde

A Universidade do Vale do Taquari - Univates está recebendo pesquisadores do  Instituto Politécnico de Leiria (IPL) para o desenvolvimento de pesquisas com compostos bioativos marinhos para aplicações terapêuticas em doenças neurodegenerativas. 

Os estudos são vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec), envolvendo os docentes doutores Claucia Fernanda Volken de Souza, Verônica Contini, Márcia Inês Goettert e Luis Fernando Saraiva Macedo Timmers, além dos pesquisadores do IPL Celso Miguel da Maia Alves e Joana Rita Martins da Silva. Alves e Silva permanecem na Univates até o fim de outubro. 

O projeto MarTics, como é chamada a iniciativa em curso, tem como objetivo avaliar o potencial antioxidante, anti-inflamatório e neuroprotetor de moléculas isoladas de macroalgas da costa de Peniche, em Portugal. Ainda, a visita busca promover a mobilidade de investigadores entre o Instituto Politécnico de Leiria e a Univates, fortalecendo as colaborações entre pesquisadores e a internacionalização do PPGBiotec. Os trabalhos voltados à área do projeto iniciaram ainda em 2014, com pesquisas envolvendo a professora Márcia Goettert, e em seguida outros professores do PPGBiotec foram estabelecendo novas colaborações. 

Informações científicas valiosas vêm sendo obtidas por meio de ferramentas biotecnológicas, o que permite a descoberta e o desenvolvimento de novos fármacos e modelos para diagnóstico, possibilitando novas terapias. A medicina farmacêutica tem papel central em vários processos que visam à identificação de substâncias bioativas e ao desenvolvimento de compostos, avaliação e aspectos médicos de novos candidatos a fármacos, inclusive os de origem marinha. 

O projeto objetiva integrar biotecnologia, medicina e farmacologia como ferramentas úteis para o planejamento e a identificação de novas moléculas, naturais e/ou sintéticas, candidatas a novos fármacos, bem como seu mecanismo de ação. Por fim, atrelado a essas ferramentas objetiva-se identificar biomarcadores, visando ao desenvolvimento de metodologias que possam agregar ao diagnóstico de patologias específicas.

Logo ods