Docente da Univates visita Serra Preta, na Bahia, cidade que receberá a Operação Portal do Sertão, do Projeto Rondon, em 2023

Postado as 23/09/2022 21:01:51

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Entre os dias 18 e 24 de setembro, a professora Fabiane Olegário, da Universidade do Vale do Taquari - Univates, realizou uma viagem com o intuito de reconhecimento da cidade e das comunidades que o grupo que participará do Projeto Rondon - Operação Portal do Sertão irá atender em janeiro de 2023.

A Operação Rondon Portal do Sertão será realizada na Bahia, no município de Serra Preta, do dia 26 de janeiro a 12 de fevereiro do próximo ano. As ações a serem desenvolvidas pelo grupo de professores e alunos da Univates na Operação abrangerão as áreas temáticas do Conjunto “A” de Ações: Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde.

O grupo Rondon Univates – Operação Portal do Sertão é composto pelos docentes: Fabiane Olegário - coordenadora  (curso de Pedagogia), Magali  Quevedo Grave - professora adjunta (curso de Fisioterapia) e Maurício Fernando Nunes Teixeira - professor suplente (curso de Odontologia). Os nomes dos estudantes, que foram selecionados a partir de edital, serão divulgados em breve.

Divulgação/Univates

Essa visita precursora da docente tem como objetivo reconhecer o território da intervenção. Detalhes como alojamento, transporte e alimentação foram apresentados aos coordenadores institucionais, que também aproveitaram a oportunidade para estabelecer contato com as lideranças das comunidades e as lideranças do Poder Executivo de Serra Preta. “As expectativas são as melhores. Fomos muito bem acolhidos”, observa Fabiane.

Serão 20 pessoas que estarão em Serra Preta no período. São 10 pessoas da Univates, duas professoras e oito estudantes, e 10 pessoas, dois professores e oito estudantes, do Instituto de Arquitetura da Universidade de São Paulo (USP), com o qual a Univates tem parceria. O grupo atuará em conjunto.

O Projeto Rondon

Criado em 1968, o Projeto Rondon é uma ação interministerial do Governo Federal, realizada sob a coordenação do Governo Estadual e do Governo Municipal. Atua em parceria com instituições de ensino superior, que buscam somar esforços com lideranças comunitárias e com a população a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e a construção e promoção da cidadania.

O objetivo das ações desenvolvidas pelo Núcleo Rondon é levar benefícios permanentes para as comunidades, principalmente aquelas relacionadas à melhoria do bem-estar social e à capacitação da gestão pública. No meio universitário, além de contribuir com a formação acadêmica do aluno, busca consolidar o sentido de responsabilidade social e coletiva em prol da cidadania, proporcionando o conhecimento da realidade brasileira.

O Núcleo já realizou outras operações em diversos locais do Brasil. Acre, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e Rio Grande do Norte foram os estados brasileiros em que os rondonistas atuaram. A mais recente ocorreu em Minas Gerais, de 30 de junho a 17 de julho de 2022, quando a equipe da Univates se juntou a outros 300 universitários de todas as partes do país.

Divulgação/Univates

Logo ods