Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram.
Entre os dias 18 e 24 de setembro, a professora Fabiane Olegário, da Universidade do Vale do Taquari - Univates, realizou uma viagem com o intuito de reconhecimento da cidade e das comunidades que o grupo que participará do Projeto Rondon - Operação Portal do Sertão irá atender em janeiro de 2023.
A Operação Rondon Portal do Sertão será realizada na Bahia, no município de Serra Preta, do dia 26 de janeiro a 12 de fevereiro do próximo ano. As ações a serem desenvolvidas pelo grupo de professores e alunos da Univates na Operação abrangerão as áreas temáticas do Conjunto “A” de Ações: Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde.
O grupo Rondon Univates – Operação Portal do Sertão é composto pelos docentes: Fabiane Olegário - coordenadora (curso de Pedagogia), Magali Quevedo Grave - professora adjunta (curso de Fisioterapia) e Maurício Fernando Nunes Teixeira - professor suplente (curso de Odontologia). Os nomes dos estudantes, que foram selecionados a partir de edital, serão divulgados em breve.
Serão 20 pessoas que estarão em Serra Preta no período. São 10 pessoas da Univates, duas professoras e oito estudantes, e 10 pessoas, dois professores e oito estudantes, do Instituto de Arquitetura da Universidade de São Paulo (USP), com o qual a Univates tem parceria. O grupo atuará em conjunto.
O Projeto Rondon
Criado em 1968, o Projeto Rondon é uma ação interministerial do Governo Federal, realizada sob a coordenação do Governo Estadual e do Governo Municipal. Atua em parceria com instituições de ensino superior, que buscam somar esforços com lideranças comunitárias e com a população a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e a construção e promoção da cidadania.
O objetivo das ações desenvolvidas pelo Núcleo Rondon é levar benefícios permanentes para as comunidades, principalmente aquelas relacionadas à melhoria do bem-estar social e à capacitação da gestão pública. No meio universitário, além de contribuir com a formação acadêmica do aluno, busca consolidar o sentido de responsabilidade social e coletiva em prol da cidadania, proporcionando o conhecimento da realidade brasileira.
O Núcleo já realizou outras operações em diversos locais do Brasil. Acre, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e Rio Grande do Norte foram os estados brasileiros em que os rondonistas atuaram. A mais recente ocorreu em Minas Gerais, de 30 de junho a 17 de julho de 2022, quando a equipe da Univates se juntou a outros 300 universitários de todas as partes do país.