Por que a autoavaliação dos cursos é tão importante?

Postado as 03/10/2022 14:27:31

Por Natalia Nissen

Vitória Giovanella

O momento da autoavaliação é indispensável para o desenvolvimento da Universidade do Vale do Taquari - Univates e para todos os cursos de graduação presenciais e a distância, cursos técnicos, de pós-graduação lato e stricto sensu e de idiomas oferecidos pela Instituição. O período de participação é diferente, sendo semestral para os cursos técnicos e de graduação, e de acordo com a oferta das disciplinas nos cursos de pós-graduação. Contudo, o processo, coordenado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), é igualmente importante para o aprimoramento de todos os cursos.

A reitora da Univates, professora Evania Schneider, frisa que o diálogo e a opinião da comunidade acadêmica são fundamentais. “Por isso temos reforçado em diferentes espaços a importância da expressão da opinião e dos interesses de quem faz a Univates no dia a dia”, complementa.

Qual a importância?

A Autoavaliação Institucional é regida pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, e é obrigatória para todas as instituições de Ensino Superior do País. O processo tem o objetivo de identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, em especial as relativas ao perfil do corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica. Tanto a autoavaliação quanto a avaliação externa (regulação) sistematizam informações que possibilitam a análise e a melhoria das práticas acadêmicas desenvolvidas pela Instituição.

A Avaliação é um canal de comunicação efetivo para que possamos melhorar nossos processos, garantindo sempre a qualidade da aprendizagem. A participação nas diferentes modalidades da Autoavaliação Institucional é muito importante para identificar prioridades, definir investimentos e propor novas atividades acadêmicas, entre outras ações estratégicas e focadas em resultados para toda a comunidade.
Evania Schneider, reitora da Univates.

Por que participar?

Por meio de um formulário on-line, que pode ser respondido pelo computador, celular ou tablet, estudantes, professores e tutores avaliam a coordenação de curso, os componentes curriculares, o corpo docente e tutorial e as tecnologias de informação e comunicação disponíveis. A participação é o meio mais eficaz para expressar opiniões e sugerir melhorias para os cursos.

Como ressalta o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Carlos Cândido da Silva Cyrne, o processo de avaliação é fundamental para verificar se a Instituição está atendendo às expectativas dos diferentes atores envolvidos nos cursos, identificar quais são os pontos de acerto e buscar o aprimoramento contínuo. “A dinâmica de fazer-avaliar-fazer é uma atividade que não tem fim. Estamos sempre usando os resultados da avaliação para aperfeiçoar o nosso fazer”, acrescenta.

Depois do período de autoavaliação, os coordenadores de cursos, professores, a Reitoria e demais setores/áreas da Instituição recebem relatórios com os resultados. A CPA é responsável por analisar as informações contidas nos formulários e acompanhar a execução das ações propostas a partir das avaliações. Nesse sentido, há um esforço constante para melhorar todos os processos da autoavaliação e garantir retornos mais efetivos para aquilo que é pontuado pelos participantes.

Participe da autoavaliação dos cursos presenciais

A autoavaliação dos cursos de graduação presenciais e técnicos da Univates já está disponível e pode ser respondida até o dia 18 de novembro. Para participar, basta acessar o formulário disponível em univates.br/avaliacao. As respostas podem ser editadas a qualquer momento até o último dia de avaliação, e o formulário não precisa ser preenchido em uma vez. As respostas são registradas de forma anônima.

A Avaliação de Serviços e Infraestrutura fica disponível para preenchimento o ano todo no Universo Univates. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramais 5111 e 5272, ou pelo e-mail avaliacao@univates.br

Logo ods