Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Sigmund Bulnc/Unsplash

Pesquisa analisa interferências da natureza no comportamento de crianças com TDAH no Nordeste brasileiro

Postado as 13/10/2022 08:19:15

Por Lucas George Wendt

Um estudo publicado pelas pesquisadoras Mônica Maria Siqueira Damasceno, Jane Marcia Mazzarino e Aida Figueiredo analisou as interferências da natureza no comportamento de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) a partir de estudo de caso no Nordeste brasileiro. Os achados da pesquisa foram publicados na Revista Ambiente e Sociedade

Mônica é doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Universidade do Vale do Taquari - Univates e professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - campus Juazeiro do Norte. Ela também tem pós-doutorado pela Universidade de Aveiro, em Portugal. Jane é pesquisadora do PPGAD e Aida realiza pesquisa na Universidade de Aveiro. Ambas orientaram o trabalho de Mônica. 

O objetivo do estudo foi analisar o perfil de seis crianças com TDAH, antes e depois de intervenções na natureza, a fim de identificar possíveis alterações no comportamento decorrentes de experiências de contato direto com a natureza.

Divulgação/Acervo pessoal

O que apontam os resultados da pesquisa?

As atividades na natureza se mostraram significativas tanto para o processo de aprendizagem quanto para a minimização dos sintomas do TDAH. Os resultados do estudo demonstraram que as crianças com TDAH, ao realizar atividades em contato com a natureza, tiveram um salto qualitativo nos aspectos do desenvolvimento, sejam cognitivos, afetivos ou sociais, bem como demonstraram a relevância de as escolas considerarem a natureza como mais um espaço de aprendizagem, podendo ser utilizada para a promoção de mudanças pedagógicas.

“Nossa pesquisa apontou o quanto o ensino é ainda conservador, principalmente quando tratamos da aprendizagem de crianças que possuem algum transtorno. Os achados apontam a necessidade de se usar outras estratégias de ensino, incluindo o ‘desemparedamento’ dessas crianças, ou seja, propiciar momentos em que elas possam estar fora das quatro paredes da sala de aula”, destaca Mônica. 

 

É importante o debate sobre o tema porque ressignifica o olhar para as crianças que possuem TDAH ou outros transtornos e a prática pedagógica, comprovando que a sala de aula não é o único ambiente que propicia aprendizagem e desenvolvimento, conforme opina a pesquisadora. “Este tema é relevante porque esclarece (e provoca) que cada vez mais as crianças estão se afastando da tendência natural de voltar a atenção às coisas vivas, que chamamos de biofilia”.

Mônica evoca um trecho da obra de Lea Tiriba, autora e pesquisadora, que diz que “à medida que as crianças são afastadas dos ambientes naturais, essa afeição pode não se desenvolver, gerando, ao contrário, sentimento de desapego e indiferença em relação ao mundo natural”. Outro autor que trouxe embasamento para a pesquisa foi Richard Louv ao apresentar o termo “transtorno do déficit de natureza”, que se apresenta como um fenômeno que decorre do confinamento das crianças em espaços interiores e fundamentalmente da restrição do convívio com a natureza, implicando em algumas enfermidades. 

“Tenho que destacar a importância de o PPGAD e as Ciências Ambientais estarem se aprofundando em temas sensíveis e provocando discussões e pesquisas que muito têm contribuído com a sociedade. Este estudo é importante porque, quanto mais crianças puderem realizar atividades na natureza, mais irão se desenvolver e aprender”, afirma a doutora. 

A pesquisa continua

A partir do tema investigado e dos resultados encontrados, a pesquisadora segue estudando a relação entre o ensino e a natureza. “Realizei meu pós-doutorado no departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, em Portugal, investigando os espaços exteriores e o uso das possibilidades (affordances), conceito que permite a assimilação de qualidades ambientais que propiciam certos comportamentos às crianças em ambientes abertos. Continuo estudando e pesquisando essa temática, defendendo a ideia da necessidade de criação de pátios verdes nas escolas, com a intenção de que as crianças saiam das salas de aula e aprendam também nos espaços exteriores da escola, em contato com a natureza”, diz Mônica. 

Em razão da pesquisa de pós-doutorado, Mônica tem realizado diálogos com a gestão municipal do Crato, no Ceará, para possibilidades futuras. “As conclusões me levam a persistir no uso das vivências com e na natureza em crianças com TDAH e nas demais. Eu, enquanto professora de cursos de licenciatura, tenho envolvido meus alunos a pesquisar nessa área e a despertar em cada um deles o olhar sensível. Outra implicação é a luta para que as escolas adotem o contato regular com e na natureza como parte do currículo”. 

“Estar envolvida em pesquisa cujos resultados trazem contribuição para a sociedade, efetivamente, permite uma grande realização e satisfação tanto profissional quanto pessoal. E saber que estou impactando mais pessoas que queiram pesquisar esse tipo de assunto é muito significativo”, finaliza a pesquisadora. 

Logo ods