Um projeto realizado há mais de um ano por professores e estudantes dos cursos de Fisioterapia e de Estética e Cosmética da Universidade do Vale do Taquari - Univates vem melhorando a qualidade de vida de pessoas da comunidade. Na disciplina de Fisioterapia Dermatofuncional, pacientes com feridas crônicas recebem tratamento gratuito. Atualmente são atendidas 12 pessoas.
As atividades, coordenadas pelo professor doutor João Alberto Fioravante Tassinary, acontecem duas vezes por semana durante as aulas dos cursos e são destinadas às pessoas da comunidade com algum tipo de doença, como Diabetes Mellitus, alterações fisiológicas ou comorbidades que provoquem o aparecimento de feridas em regiões diversas do corpo.
"Temos pacientes evoluindo de forma extraordinária. Feridas abertas há mais de oito anos finalmente estão cicatrizando e os pacientes estão melhorando sua qualidade de vida", ressalta o professor.
Os atendimentos são realizados no campus da Univates, em Lajeado, nas dependências do laboratório do curso de Estética e Cosmética. Além dos tratamentos de feridas, o curso de Estética e Cosmética realiza atendimentos para tratamento de alterações faciais, corporais, de podologia e de feridas em outras disciplinas e projetos do curso.
Pessoas da comunidade interessadas em participar das atividades como pacientes podem entrar em contato com o curso de Estética e Cosmética, pelo e-mail estetica@univates.br.