Univates recebe homenagem durante celebração de aniversário do programa Vida+Viva Sem Álcool (-) 18 anos

Postado as 06/12/2022 17:12:26

Por Natalia Nissen

Em 2022, o programa Vida+Viva Sem Álcool (-) 18 anos completa uma década de atividades de prevenção e enfrentamento ao uso de álcool e de drogas ilícitas por crianças e adolescentes. O programa é executado pela Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública (Alsepro), em parceria com órgãos e entidades públicos e privados. Na manhã da terça-feira, 6, lideranças, autoridades, professores e alunos de Lajeado participaram de um evento em comemoração ao aniversário da iniciativa. A programação ocorreu no Teatro do Sesc.

Durante o evento, foram entregues placas de homenagem a personalidades e instituições parceiras do programa. A Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio da reitora Evania Schneider, recebeu o reconhecimento como um dos investidores institucionais do Vida+Viva Sem Álcool (-) 18 anos. A Instituição é parceira do programa desde 2015.

Natalia Nissen

Neidemar José Fachinetto, promotor de Justiça e coordenador do programa, e Evania Schneider, reitora da Univates.

Segundo a professora Evania, o programa é um projeto da comunidade que visa à saúde e ao bem-estar dos jovens. A Univates, como instituição comunitária, também tem em sua missão gerar qualidade de vida para todas as comunidades em que está inserida. “Temos participado ao longo dessa história de 10 anos com a realização de oficinas, da Mostra Cultural Vida+Viva, oferecendo espaço e expertise por meio da extensão universitária, para que a gente possa contribuir para a efetivação desse programa tão relevante”, destacou.

O juiz-corregedor Luís Antônio de Abreu Johnson, ex-juiz da Infância e Juventude da Comarca de Lajeado, falou em nome dos homenageados e relembrou o início das tratativas que culminaram na criação do Vida+Viva Sem Álcool (-) 18 anos. “Tenho absoluta clareza de que estamos cada vez mais certos de trazer esse tema ao debate, à discussão e ao esclarecimento, pois é um tema que instiga não só a comunidade de Lajeado, mas o mundo todo”, pontuou. Para o magistrado, “Lajeado é um berço de grandes iniciativas e de grandes projetos, de ações que deram muito certo a partir do envolvimento dos mais variados atores da sociedade”.

Além de apresentações artísticas de alunos participantes do programa, o evento também contou com a apresentação dos resultados de uma pesquisa que analisou a saúde e os hábitos dos estudantes do município de Lajeado, considerando o uso de substâncias psicoativas. O coordenador do Departamento Científico do Vida+Viva, doutor Luiz Cesar de Castro, falou sobre os indicadores e entregou, em ato simbólico, o resultado da pesquisa para o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo.

Natalia Nissen

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods