Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Natalia Nissen

Projeto Capacete Rosa encerra atividades do ano com aula de revisão na Univates

Postado as 09/12/2022 08:59:26

Por Natalia Nissen

O Projeto Capacete Rosa é uma iniciativa da Associação Marinês de Lajeado que busca a qualificação de mulheres e sua inserção no mercado de trabalho. Por meio de parcerias, incluindo com a Universidade do Vale do Taquari - Univates, o projeto ensina a essas mulheres atividades relacionadas à construção civil, para que elas possam se profissionalizar, melhorar a condição financeira de suas famílias e ocupar um espaço em um setor majoritariamente masculino. Atualmente são 14 mulheres realizando o curso.

Na quinta-feira, 8, o grupo participou de uma programação especial na Univates. De manhã, as mulheres tiveram a última aula do ano, na qual revisaram os conteúdos dos encontros anteriores e aprenderam técnicas de medição. À tarde, fizeram um tour pela Universidade e conheceram o Laboratório de Tecnologias da Construção – Latec, onde serão realizadas as aulas do projeto a partir de fevereiro.

Angélica Silveira, arquiteta e urbanista e uma das idealizadoras do projeto, conta que as aulas ocorriam no salão de festas do Residencial Novo Tempo. A partir de agora, os encontros serão realizados na Univates. 

Natalia Nissen

Integração e brincadeiras para as crianças

De manhã, enquanto as mães tinham aula, os filhos delas aproveitaram para se divertir no Labrinque ‒ Laboratório de Experimentação e Brinquedoteca. Depois, mães e filhos se encontraram para o almoço. À tarde, as professoras e monitoras do projeto Alfabeletrando desenvolveram atividades relacionadas ao Natal com as crianças.

Natalia Nissen

Segundo a professora Schirlene da Rosa Jaeger, a iniciativa de receber as crianças foi importante tanto para proporcionar a integração delas quanto para dar um suporte às mães. "Aqui os meninos podem brincar, interagir e realizar atividades em um ambiente novo e diferente do que estão habituados. Enquanto isso, as mães aproveitam as atividades delas com mais tranquilidade porque sabem que os filhos estão bem assistidos", ressalta.

Saiba mais

A parceria com a Univates ocorre desde outubro, por meio do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Semeia-EMAU) e do projeto de extensão Habitar Bem. Além da Instituição ceder o espaço para as aulas teóricas e práticas, as equipes envolvidas nos projetos de extensão também auxiliam na preparação e realização das aulas.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods