Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Parceria com projeto Capacete Rosa promove ponte entre Semeia Emau e projeto Habitar Bem com a comunidade do bairro Santo Antônio, de Lajeado

Postado as 30/12/2022 09:59:56

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

O Projeto Capacete Rosa, promovido em Lajeado pela Associação Marinês, tem como objetivo a capacitação de mulheres para o mercado de trabalho voltado à construção civil. Em parceria com a Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio do projeto de extensão Habitar Bem e do Semeia: Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Emau), a iniciativa abre oportunidade para o contato das participantes com a instituição de ensino.

A parceria se estabeleceu em outubro de 2022 e, desde então, o Emau e o Habitar Bem vêm desenvolvendo atividades com o grupo. As aulas iniciais do projeto ocorreram no salão de festas do residencial Novo Tempo I, nas quais os funcionários da Univates e extensionistas atuaram como monitores. Com o intuito de auxiliar no envolvimento com a comunidade e no desenvolvimento pessoal, algumas alunas do projeto, voluntárias da Associação Marinês e funcionárias do Emau participaram do curso de Facilitadores da Paz, promovido pelo Pacto Lajeado pela Paz. 

Natalia Nissen

A partir da parceria, foi dado um passo significativo na aproximação entre o meio acadêmico e a comunidade. O vínculo criado entre as participantes da comunidade e os voluntários possibilitou a realização de ações voltadas à curricularização da extensão universitária, permitindo a inserção dos estudantes e promovendo o contato direto com a população, para que possam compreender as demandas reais e propor soluções práticas e funcionais, levando em consideração a realidade local. 

Durante uma das aulas do projeto, os estudantes da disciplina de Atelier Integrado V do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates puderam apresentar os trabalhos desenvolvidos para as moradoras que participam do Projeto Capacete Rosa e que são moradoras do Residencial Novo Tempo I, uma edificação que se enquadra em Habitação de Interesse Social, sendo esta a temática proposta pela disciplina. 

 

Ao apresentar os seus trabalhos produzidos, os alunos puderam expor suas ideias por meio do projeto arquitetônico proposto ao longo do semestre e ter um retorno efetivo sobre a funcionalidade da habitação para a comunidade foco. Com isso, oportunizou-se um espaço de escuta para a comunidade, que expôs suas opiniões, levando em consideração algumas situações reais, e estabelecendo um diálogo de reflexão baseado nos trabalhos apresentados. 

Natalia Nissen

Confira algumas das atividades desenvolvidas nessa parceria:

Encerramento das atividades de 2022 com revisão na sala de aula da Univates

Data: 08/12/12

Envolvidos: Semeia Emau (Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo), Projeto de Extensão Habitar Bem, Projeto de Extensão Alfabeletrando, Projeto Capacete Rosa (Associação Marinês).

No dia 8 de dezembro aconteceu a primeira aula na Univates, na qual se realizou a revisão de conteúdos abordados até o momento no curso de capacitação, encerrando assim as aulas deste ano. Na ocasião foram revistos conteúdos de matemática e nomenclaturas relacionadas à construção civil, até então realizadas no Salão de Eventos do Residencial Novo Tempo I, além de leitura de projetos e técnicas de medição. 

A atividade foi organizada e ministrada pela coordenadora do projeto, arquiteta Angélica Silveira, em parceria com o Semeia Emau e o Projeto de Extensão Habitar Bem, que auxiliaram na preparação das aulas e no esclarecimento das dúvidas das alunas em sala de aula. Para conferir mais sobre essa ação, acesse aqui. 

Natalia Nissen

Festa de Natal para crianças do Residencial Novo Tempo I 

Data: 17/12/12

Envolvidos: Semeia Emau, Projeto de Extensão Habitar Bem e Projeto Capacete Rosa.

 

Aconteceu, no dia 17 de dezembro, a Festa de Natal para as crianças do Residencial Novo Tempo I. A ação foi idealizada pela líder comunitária Diulien Pereira, uma das participantes do Projeto Capacete Rosa. O apoio ao evento de Natal se deu por meio da divulgação da campanha “Um Natal Feliz”, que contemplou a arrecadação de brinquedos usados em bom estado ou novos para doação às crianças. Para o recolhimento, foram distribuídas caixas nos Prédios 1, 9, 11 e Biblioteca da universidade. 

Além disso, os envolvidos buscaram apoio em grupos de alunos, professores e técnico-administrativos, por meio da arrecadação de valores doados à líder comunitária, com o objetivo de custear a compra de picolés, refrigerantes, mantimentos para produção de cachorro-quente e pastéis, além do aluguel de brinquedos infláveis para as crianças se divertirem durante o dia. Ao final da campanha, que aconteceu entre os dias 8 a 15 de dezembro na Universidade, foram arrecadados 250 brinquedos para idades variadas de 0 a 12 anos.

No evento estiveram presentes aproximadamente 300 crianças residentes do conjunto habitacional e das imediações da comunidade. Na festa também participou o Rotary Club de Lajeado, que contribuiu com a doação de quebra-cabeças a todas as crianças presentes. 

Importância para a comunidade

A participante do projeto Capacete Rosa Daniele Batista Martins acredita que é importante a inserção de mulheres na construção civil. “Fazer parte deste projeto, que conta com a ajuda do Semeia Emau e do Habitar Bem da Univates, é muito gratificante. Essa ação faz diferença na vida de muitas pessoas, tanto daqui de Lajeado quanto da região. Só tenho a agradecer pela parceria que irá contribuir com todas as participantes por meio de uma moradia digna que nós mesmas poderemos buscar”.

“O Projeto Capacete Rosa está sendo muito importante para nós, principalmente para mim, que sou de comunidade pobre. A parceria da Univates, por meio do Semeia Emau e Habitar Bem, com a Associação Marinês é muito importante para o meu futuro, de muitas mães e também dos jovens”, diz Diulen Pereira. “A presença da universidade é muito importante para nos proporcionar outra visão, podendo, junto conosco, trazer projetos e oficinas tanto para adultos (Capacete Rosa) como jovens (Festa de Natal)”, complementa ela. 

“Acredito que, com o início da parceria com o Capacete Rosa, muitos outros projetos irão vir para nós. A festa realizada no Novo Tempo I foi muito bonita e todos estes parceiros nos ajudaram muito - porque muitas dessas crianças talvez não teriam um brinquedo ou mesmo alguma coisa diferente para comer nesta data. Todos estamos muito gratos pela parceria e pelas oportunidades que estão se abrindo”.

Natalia Nissen

Logo ods-8