A titular da pasta afirma que a expectativa é avançar ainda mais no estímulo do ecossistema de inovação gaúcho. De acordo com Simone, em 2021 e 2022, o Rio Grande do Sul foi eleito como o estado mais inovador do Brasil no Ranking de Competitividade dos Estados do Centro de Liderança Pública (CLP). No ano passado, houve acréscimo de mais de 70% no número de startups no Estado e a realização de um importante evento de inovação referência no mundo inteiro, o South Summit Brasil, em Porto Alegre.
"Acreditamos e sabemos que dá para avançar ainda mais. Outra demanda latente é pensar políticas públicas na área de semicondutores, além de fomentar outros aspectos cruciais ao desenvolvimento da economia gaúcha, como a educação, a descarbonização e o agronegócio aliado ao meio ambiente. A inovação é, por excelência, uma área bastante transversal, que conversa com diversos setores e contribui para a elevação da qualidade de vida como um todo. Aceitei o desafio de comandar a Sict com isso em mente, e me sinto feliz de liderar essa construção com um olhar técnico e com a minha experiência", declara a secretária.
Sobre a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS
Simone Stülp é natural de Encantado e possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem mestrado e doutorado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Foi pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Univates, diretora do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), diretora de Inovação e Sustentabilidade da Univates e diretora de Inovação da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). Em Lajeado, atuou como articuladora do movimento Pro_Move Lajeado. Foi diretora Administrativa da Rede de Ambientes de Inovação do RS (Regin) e presidiu o Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), do qual permanece como membro.