Projeto de pesquisa lança olhar para indicadores de gestão em sistemas produtivos agroalimentares

Postado as 06/01/2023 08:30:46

Por Lucas George Wendt

O projeto de pesquisa “Indicadores de gestão em sistemas produtivos agroalimentares”, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) da Universidade do Vale do Taquari - Univates, desdobra-se em dois subprojetos diferentes. A pesquisa tem fomento do edital universal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq).

Um analisa a cadeia de leite orgânico - da produção ao consumo, com foco na produção da região da Galícia, Espanha. O outro visa à proposição de um sistema de autoavaliação da sustentabilidade para cooperativas, no qual os pesquisadores estão trabalhando para propor um instrumento de autoavaliação da sustentabilidade para as cooperativas, à luz da identidade cooperativista.

Divulgação

Atualmente são três os pesquisadores da Univates envolvidos: professores Carlos Candido da Silva Cyrne, Júlia Elisabete Barden e Fernanda Cristina Wiebusch Sindelar, além de bolsistas de iniciação científica, estudantes de mestrado e de doutorado, e da contribuição do pesquisador da Universidade de Santiago de Compostela Ibán Vázquez González.

Antecedentes

É conhecida a importância do agronegócio na economia brasileira e seus impactos na geração de empregos e distribuição de renda. Atualmente o agronegócio é responsável por cerca de 40% do Produto Interno Bruto do país. Estima-se que cerca de 35% da população economicamente ativa esteja desenvolvendo suas atividades no agronegócio, fato que se repete no Vale do Taquari.

A região do Vale do Taquari representa aproximadamente 3% da população do RS. No Vale, as atividades desenvolvidas no setor primário estão alicerçadas na pequena produção rural e, concomitantemente, há parcela significativa da indústria de transformação formada por agroindústrias, cujas atividades desenvolvem-se a partir da matéria-prima oriunda do setor primário. Nesse contexto, compreender o funcionamento dos sistemas agroalimentares é importante.

Divulgação

Nos dois projetos temos uma certa sinergia, pois a produção de leite orgânico pode vir a ser uma atividade desenvolvida pelas cooperativas como uma forma mais sustentável de produção. Do ponto de vista da socialização de conhecimento, os resultados poderão despertar em diferentes atores, desde quem produz até quem consome, maior conscientização da necessidade de gerir bem as questões da sustentabilidade e que o modelo cooperativista contribui para uma nova forma de realizar o crescimento econômico sem descuidar dos aspectos ambientais e sociais.
Professor Carlos Cyrne, coordenador do projeto.

Logo ods