Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Estudante desenvolve interface para plataforma de prevenção aos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort)

Postado as 06/01/2023 13:42:47

Por Lucas George Wendt

Uma diplomada do curso de Design da Universidade do Vale do Taquari - Univates desenvolveu uma interface para um plataforma de prevenção aos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort) como Trabalho de Conclusão de Curso. 

Deise Tatiane Grasel, de Venâncio Aires, elaborou o projeto da interface para a plataforma Colabore Ginástica Laboral, com a finalidade de auxiliar a evitar o surgimento da doença ocupacional Dort em pessoas que trabalham sentadas em frente ao computador. Lesão por esforço repetitivo (Ler) e Dort são as doenças ocupacionais que mais acometem os trabalhadores no Brasil.

“A ideia surgiu a partir de uma necessidade pessoal. Além de mim, percebi que os meus colegas do escritório também sentiam incômodos e fadiga por ficarem sentados na mesma posição por muito tempo ao longo do dia”, conta Deise. 

Para entender o trabalho 

Partindo de uma pesquisa bibliográfica detalhada com o objetivo de entender os benefícios que traz a ginástica laboral para os funcionários de empresas e de como a implantação dela contribui para evitar que os colaboradores adquiram Dort, a estudante associou o tema ao Design. A pesquisa foi orientada pela professora Raquel Barcelos de Souza. 

O trabalho de Deise abordou o design de interfaces e a experiência do usuário. Como uma das etapas de pesquisa de fundamentação, foi aplicado também um questionário a profissionais da Educação Física e da Fisioterapia, com o intuito de coletar informações que pudessem ser aplicadas na interface. 

Telas do aplicativo proposto

Telas do aplicativo proposto

Deise Tatiane Grasel

Telas do aplicativo proposto
Telas do aplicativo proposto

Deise Tatiane Grasel

Telas do aplicativo proposto
Telas do aplicativo proposto

Deise Tatiane Grasel

Telas do aplicativo proposto
Telas do aplicativo proposto

Deise Tatiane Grasel

“A plataforma Colabore, se usada nos escritórios, pode ajudar a evitar o surgimento das doenças ocupacionais nos colaboradores, principalmente a Dort, que é relacionada às atividades repetitivas, e também minimizar a fadiga e reduzir a intensidade de dor e cansaço”, explica a diplomada. 

Após ter coletado os dados, a jovem definiu a metodologia projetual baseada no método dividido em cinco etapas, sendo elas: estratégia, escopo, estrutura, esqueleto e superfície. Essas etapas foram desenvolvidas ao longo de dois semestres acadêmicos, de forma que, no primeiro semestre, foram realizadas as etapas de estratégia e dado início ao escopo do projeto. 

No segundo semestre foi realizado o desenvolvimento das etapas de estrutura, esqueleto e superfície, que resultaram na criação das telas finais para a plataforma Colabore Ginástica Laboral. 

Acervo Pessoal

Não tenho dúvidas que fiz a escolha certa. O curso de Design da Univates mudou minha forma de pensar e de criar. Agora, formada e atuando na área, percebo a importância da graduação.
Deise Tatiane Grasel, diplomada do curso de Design.

A diplomada conclui que o design é uma área de conhecimento multidisciplinar. “Desenvolver um produto requer aprofundar os conhecimentos que envolvem conceitos e bases técnicas diversas e que vão atender uma demanda específica, ou seja, é ser responsável por projetos que atendam às necessidades da sociedade”. 

A profissional admite que não descarta a possibilidade de desenvolver efetivamente o produto que foi, até o momento, prototipado para o TCC. “Não descarto futuramente colocar em prática a criação da plataforma digital, com a parceria de outros profissionais que são essenciais para que a plataforma funcione corretamente, como os programadores, os professores de educação física e os fisioterapeutas”. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods