Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Unianálises oferece serviço de detecção do DNA em espécie animal específica para identificar possíveis fraudes e adulterações

Postado as 09/01/2023 09:24:01

Por Natalia Nissen

Segundo dados da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), o Brasil exportou mais de 1,8 milhão de toneladas de carne bovina processada e in natura em 2021. Por ser um dos maiores produtores de carnes no mundo, o país também possui um mercado consumidor interno de carne e produtos derivados considerável. A garantia da qualidade e da integridade desses produtos deve ser avaliada na medida em que fraudes podem afetar questões culturais, religiosas e, principalmente, aqueles relacionados à saúde.

Para atender empresas produtoras de alimentos, serviços de fiscalização de produtos, tanto para alimentação humana quanto animal, e demais interessados em saber se há fraudes por misturas de espécies animais, o Unianálises passou a oferecer um novo serviço empregando biologia molecular: detecção do DNA em espécie animal específica. O ensaio está disponível para identificação das cinco principais espécies animais, sendo estas bovinos, suínos, frangos, ovinos e equídeos.

A análise de PCR é um processo enzimático, in vitro, para amplificação de uma sequência específica de DNA. É possível detectar o aumento do número de cópias do DNA alvo à medida que a reação é realizada. Isso ocorre devido a componentes fluorescentes que estão presentes no meio de reação.

Elise Bozzetto

A análise é uma ferramenta capaz de identificar a composição de produtos, revelando ingredientes animais que os compõem e auxiliando no rastreio de possíveis fraudes e adulterações. O método é voltado para alimentos e rações, conforme disposto no escopo da referência ISO/TS 20224.

Embutidos cárneos industrializados são obtidos de uma emulsão das carnes de animais de açougue, acrescidos ou não de toucinho, adicionados de ingredientes e de envoltório natural ou artificial em diferentes formas, e submetidos ao tratamento térmico adequado. Portanto, produtos processados e/ou industrializados, por exemplo, requerem métodos sensíveis de inspeção, conforme destaca o pesquisador Hans Fröder.

Saiba mais sobre o Unianálises

O Unianálises realiza ensaios químicos, físico-químicos e biológicos em matrizes diversas, tais como águas, efluentes, alimentos, qualidade do leite in natura, fármacos e rações, seguindo todas as legislações vigentes. O Unianálises tem sede em Lajeado e conta com uma filial em Nova Mutum, no Mato Grosso.

Por ora, o serviço de detecção do DNA em espécie animal específica está disponível no laboratório localizado no Rio Grande do Sul. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7027 ou pelo e-mail unianalises@univates.br.

Acesse o site do Unianálises.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods