Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Pesquisa do PPGAD estuda pescadores artesanais do rio Taquari

Postado as 12/01/2023 08:55:40

Por Lucas George Wendt

Divulgação

As atividades da sociedade conectadas à natureza se relacionam e, portanto, fazem parte da produção sociocultural do espaço. Nos espaços do rio Taquari, no centro-leste do estado do Rio Grande do Sul, os pescadores artesanais buscaram diversos lugares para viver e manusear o ambiente para que pudessem utilizá-lo na garantia da sustentabilidade familiar. 

Um estudo publicado por pesquisadora da Universidade do Vale do Taquari - Univates buscou analisar as relações que os pescadores artesanais do rio Taquari estabelecem com o território a partir de suas práticas e saberes relacionados com a pesca. O estudo é de autoria de Emeli Lappe e do professor doutor Luís Fernando da Silva Laroque, ambos do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento da Univates. A pesquisa foi publicada no Caderno Prudentino de Geografia

As implicações da pesquisa

Considerando que a pesca é uma das atividades econômicas mais antigas desenvolvidas pela sociedade, cujo papel foi fundamental na obtenção de recurso alimentar para as comunidades ribeirinhas, constatou-se que essa prática, embora com ressignificações, continua presente entre os pescadores artesanais do rio Taquari.

“Os principais ‘achados’ estão no estabelecimento de uma compreensão do que é ser pescador. Vemos eles pescando no rio, mas não entendemos como fazem aquilo ou para quê. Mas, quando você entra nesse universo, passa a perceber que eles têm um conhecimento amplo que vai além de estudos teóricos. Eles são seres partícipes do cuidado e preservação da natureza”, explica a investigadora Emeli. 

Acervo Pessoal

Além disso, ter contato com os pescadores artesanais do rio Taquari é entender aspectos alusivos à religiosidade e fazer relações significativas com as águas e a natureza. Consegui entender alguns problemas encontrados no rio, como a poluição, esportes praticados no período da piracema - o que não pode acontecer -, a escassez de espécie de peixes, bem como a compreensão dos pescadores em relação ao território e à territorialidade pesqueira.
Emeli Lappe

“O artigo publicado é compilado das pesquisas realizadas durante o doutorado em Ambiente e Desenvolvimento, no qual pesquisamos os saberes de pescadores artesanais do rio Taquari em relação ao ambiente e território. A pesquisa em si é de suma importância para dar visibilidade às sociedades tradicionais que aqui vivem. Não só pescadores, mas indígenas kaingang também”, detalha a pesquisadora.

A metodologia do estudo, ou seja, a forma como os dados foram obtidos para posterior análise, constituiu-se de uma abordagem qualitativo-descritivo, utilizando revisão bibliográfica, entrevistas com base na história oral e relatos registrados em diários de campo, e dados analisados a partir de teóricos da territorialidade e da natureza dos rios.

Os autores do estudo

Interesse pela pesquisa do tema 

“Entendo que os pescadores são invisibilizados pela sociedade não tradicional, ou seja, há poucos trabalhos acadêmicos sobre a temática. Nesse contexto, a pesquisa torna-se oportuna para que a sociedade do vale do Taquari compreenda a importância e os conhecimentos dos pescadores, pois estes entendem todas as lógicas e dinâmicas naturais e ambientais dos rios, dos peixes, bem como o comportamento das águas e as próprias ações antrópicas, que, em muitos momentos, prejudicam o ciclo natural”, explica a pesquisadora. 

“Estou inserida na pesquisa acadêmica desde 2010, quando iniciei como bolsista de extensão do projeto História e Cultura Kaingang. Fui desafiada e me desafiei, mas foi bom. Aprendi muito e fiz amizades. E pesquisa é isso. Por isso digo que é muito além dos livros. ‘Descobrimos’ histórias, dados, informações que não encontramos em artigos, livros e sim, nas conversas, nos relatos, nas entrevistas e fotografias realizadas”, ressalta Emeli. “Estar no universo acadêmico e pesquisar é uma experiência que transforma como ser humano. É motivador, pois você pode apresentar para a sociedade um novo assunto, uma nova temática, que, muitas vezes, é desconhecida ou não entendida da melhor forma”.  

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods