Representatividade e pertencimento são conceitos importantes para marcas que querem construir um bom relacionamento com seus consumidores. A formanda do curso de Publicidade e Propaganda Milena Gregory, em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Universidade do Vale do Taquari - Univates, objetivou mostrar como a Sallve, uma marca de cosméticos brasileira, representa as peles femininas em suas comunicações e entender, por meio de pesquisa, se elas interferem na aceitação feminina.
O questionário foi aplicado com consumidoras da Sallve, as quais têm diferentes cores de pele. A pesquisa contou com 23 perguntas sobre a consumidora e seu relacionamento com a marca. As perguntas, em sua maioria, eram abertas para que cada consumidora pudesse argumentar livremente sobre as suas opiniões e sentimentos.
Resultados
Milena percebeu que as consumidoras responderam ao questionário mencionando a representação de todos os tipos de pele nas comunicações da marca e que elas sentem que a Sallve constrói um relacionamento com seus consumidores.
Ainda, a formanda identificou que foi possível traçar um perfil semelhante entre as respondentes, sendo todas mulheres, com idades entre 18 e 34 anos, que em sua maioria consomem os produtos por conta da sua qualidade e por sentirem que a marca se importa com a sua pele de verdade. Porém, foi verificado que elas não utilizam somente Sallve, pois também consomem outras marcas.
Milena, após a análise do trabalho, concluiu que a marca está muito bem posicionada na mente dos consumidores, por meio da ótima percepção da marca e dos benefícios de seus produtos por parte de quem os consome.