Doutoranda do PPGEnsino participa de evento sobre a literatura indígena e a produção literária de mulheres

Postado as 07/02/2023 09:06:52

Por Natalia Nissen

Cláudia Patrícia Nunes Almeida é mestra e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) pela Universidade do Vale do Taquari - Univates e professora de língua portuguesa e literatura no Instituto Federal do Amapá (Ifap). Cláudia Flor D'Maria, pseudônimo em homenagem à avó Maria Coutinho, que era parteira, benzedeira e curandeira, é indígena em contexto urbano e escreve sobre a cultura indígena, ribeirinha e afroamapaense, e sobre a importância desses saberes no currículo escolar.

Nos dias 7 e 8 de fevereiro, ela participa dos debates e sarau do Encontro Mulherio das Letras Indígenas em São Paulo. O evento reúne integrantes do coletivo Mulherio das Letras Indígenas, que é composto por mulheres indígenas cis, trans e LGBTQIA+ de várias etnias do Brasil. Cláudia conta que sua participação no evento será para falar sobre a literatura indígena e a produção literária de mulheres. "O coletivo tem esse objetivo de divulgar os saberes dos povos originários, as rezas, os cantos, o conhecimento das ervas e a medicina tradicional. Por isso viajamos todo o país para divulgar essas ideias e agora o nosso álbum biográfico, o ‘Guerreiras da Ancestralidade’".

Acervo Pessoal

O coletivo Mulherio das Letras Indígenas abarca mulheres indígenas aldeadas e não aldeadas que vivem em contexto urbano e que estão também em processo de retomada dos territórios indígenas, bem como em processo de retomada da sua ancestralidade. Ou seja, estão também se redescobrindo indígenas, descendentes indígenas dos povos originários. E é muito importante você se descobrir descendente indígena porque nós passamos por um processo de apagamento muito grave, de apagamento da nossa cultura, de apagamento dos nossos saberes. Porque o colonizador nos ensinou, até dentro do espaço escolar, que a cultura indígena era uma cultura selvagem. E hoje estamos nos redescobrindo. Então, muitas das mulheres que estão no coletivo estão nesse processo de resgate da sua própria identidade, como indígena, como parentes. A gente usa carinhosamente esse termo entre os nossos descendentes, que todos nós somos parentes.
Cláudia Patrícia Nunes Almeida

No PPGEnsino, Cláudia faz parte do grupo de pesquisa Currículo, Espaço e Movimento (CEM), que estuda o arquivo e a importância do arquivo enquanto fonte de pesquisa. "Os saberes e a cultura indígena, a cultura afro estão nesse universo de importância arquivística", acrescenta.

A doutoranda está trabalhando em uma tese em forma de cartas literárias em que fala sobre a importância da cultura dentro do espaço escolar e também na formação da espécie humana. O trabalho é orientado pela professora doutora Angélica Munhoz e coorientado pela professora doutora Fabiane Olegário. "Por isso trago na minha tese o papel do arquivo para a sociedade humana, para que seja dado o devido valor aos achados, aos manuscritos, aos arquivos da própria cultura", afirma a pesquisadora.

Álbum biográfico

"Guerreiras da Ancestralidade" é um álbum biográfico do Mulherio das Letras Indígenas. A obra reúne contos, poesias, artigos científicos e escritos de mais de 60 representantes de diversos povos originários. Segundo Cláudia Flor D'Maria, o álbum mostra a potência da escrita da mulher indígena.

O livro está disponível para download gratuito e também será distribuído em formato físico e virtual em escolas públicas de todo o Brasil, para que os alunos tenham acesso aos escritos dos povos originários. Clique aqui para fazer o download da obra.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods