Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

ChatGPT: o que é e quais são seus impactos

Postado as 09/02/2023 15:57:00

Por Mateus Roveda

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu  WhatsApp ou no Telegram

Mateus Roveda, estudante do curso de Engenharia de Software da Univates, é um dos tutores do CRIE_TI na Universidade. Neste artigo ele escreve sobre o ChatGPT: o que é e quais são seus impactos. Lançado em novembro do ano passado, a ferramenta tem ampliado a discussão em torno da inteligência artificial, suas possibilidades, suas aplicações, seus limites e seus impactos. 

O algoritmo foi criado no Laboratório OpenAI (San Francisco/EUA). A designação “Chat GPT” é uma sigla para os termos “Generative Pre-Trained Transformer” – em tradução para o Português “Transformador pré-treinado generativo”. Recentemente a funcionalidade foi incluída na pesquisa do buscador Bing, da Microsoft. 

Chatbots como ChatGPT não são novidades, em essência. A partir da popularidade dessa ferramenta, no entanto, outras empresas, como o Google, estão desenvolvendo e lançando suas próprias aplicações. No caso do Google é o Bard, que, ao ser lançado na segunda-feira, 6, gerou polêmica ao responder perguntas com conteúdo desinformativo sobre o telescópio espacial James Webb.

Divulgação

ChatGPT: o que é e quais são seus impactos

Divulgação/Acervo pessoal





Desenvolvido pela empresa OpenAI, o ChatGPT tem sido um sucesso desde seu lançamento em dezembro de 2022. A sua crescente popularidade entre os usuários evidencia o avanço na inteligência artificial e também levanta questões e preocupações sobre os possíveis riscos que esse tipo de tecnologia pode trazer para a sociedade.

 

Para começar, nada melhor do que entender o que é o ChatGPT perguntando para ele mesmo se definir: “Eu sou o ChatGPT, um modelo de linguagem grande treinado pela OpenAI. Fui treinado usando uma grande quantidade de texto da internet para ser capaz de responder a perguntas e gerar texto com fluência e coerência. Minha capacidade de entender e gerar texto é semelhante à de um ser humano, mas ainda estou sendo melhorado constantemente para aperfeiçoar minhas habilidades. Posso responder perguntas sobre uma variedade de tópicos e ajudá-lo com tarefas como traduções, geração de texto e resolução de problemas. Estou sempre pronto para ajudar!”

Como ele mesmo explica, o ChatGPT é um modelo de linguagem treinado para gerar textos fluídos e coerentes que possui atualmente uma base de informações até o ano de 2021. Esse tipo de inteligência artificial é categorizado como “chatbot” e já existe há um bom tempo. O que diferencia, entretanto, o ChatGPT dos outros chatbots são a facilidade e a eficiência das suas respostas, afinal a sua capacidade de compreender e responder a diferentes perguntas e tarefas o torna único, além de estar em constante evolução. Um dos grandes diferenciais, para nós que temos o Português como idioma nativo, é que o ChatGPT tem a capacidade de entender e responder perguntas em português, o que muitos outros chatbots não possuem. 

No meu dia a dia, por exemplo, costumo utilizar o ChatGPT fazendo perguntas sobre ferramentas, para gerar alternativas sobre algo que criei (seja código ou texto), além de até pedir sugestões de como iniciar um negócio ou realizar determinada tarefa (por exemplo). 

Mas não são apenas maravilhas. Nos últimos dias, várias discussões surgiram sobre a utilização do ChatGPT, tanto a respeito de plágio, educação ou até mesmo na tecnologia. Basta abrir as notícias: “Universidades preocupadas com plágio”; “Homem escreve livro em 3 dias usando ChatGPT”; “ChatGPT vai substituir os programadores?”; entre outras. O próprio ChatGPT, quando questionado sobre os riscos de o utilizar, respondeu: “Os modelos de linguagem grande como eu têm alguns riscos potenciais associados a eles. Um dos principais riscos é a propagação de notícias falsas e desinformação. Como eu sou treinado com uma grande quantidade de texto da internet, pode haver informações incorretas ou desatualizadas presentes em minhas respostas. Além disso, eu posso perpetuar preconceitos ou estereótipos presentes no texto usado para me treinar.” Portanto, é importante e fundamental ter consciência desses riscos e usar a tecnologia com sabedoria, sempre verificando a veracidade das informações geradas antes de usá-las. Além disso, a questão do plágio é uma preocupação real, especialmente no ambiente acadêmico, e deve ser abordada e debatida de forma adequada. 

Falando um pouco sobre a minha área (desenvolvimento de software), não acredito que o ChatGPT irá substituir profissionais que se dedicam, estudam e estão em constante evolução. Talvez, em alguns anos (2, 5, 10, 15), algumas tarefas poderão ser automatizadas utilizando IA (ChatGPT ou alguma equivalente). Tarefas essas muito repetitivas, simples e que, sendo bem sincero, muitas vezes nem gostamos tanto de realizar. Continue, portanto, estudando e evoluindo. Da mesma forma, não acredito que o ChatGPT irá ameaçar o sistema de ensino. Ainda veremos muitas discussões acerca da utilização dessa IA, dos poderes dela e principalmente uma forte discussão sobre plágio. 

O ChatGPT é uma realidade, está evoluindo e você pode utilizá-lo para facilitar algumas tarefas do seu dia a dia. Mas sempre tenha atenção, verifique a informação gerada antes de repassá-la ou utilizá-la em algum lugar. Utilize a tecnologia para seu benefício, mas com sabedoria e inteligência.

Para concluir, deixo alguns materiais para você se aprofundar um pouco mais no assunto: 

O conteúdo e as opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu autor. 

Logo ods