Estudante contemplada com bolsa do Ajudarinho realizará o sonho de cursar Fisioterapia

Postado as 16/02/2023 08:21:47

Por Natalia Nissen

O ano letivo na Universidade do Vale do Taquari - Univates inicia na próxima semana e, com ele, começa uma nova etapa na vida da estudante Daniele Baptista Martins. Ela foi contemplada com uma bolsa do programa Ajudarinho, que beneficia estudantes carentes concedendo descontos de até 80% nas mensalidades de cursos técnicos ou de graduação da Instituição. Assim, Daniele poderá realizar o sonho de cursar Fisioterapia.

Natalia Nissen

A assinatura do termo de adesão ao programa foi realizada na tarde de terça-feira, 14, na Reitoria da Universidade. Na ocasião, a reitora da Univates, professora Evania Schneider, reforçou que o Ajudarinho é um meio de a Instituição, e das pessoas que fazem parte dela, contribuir para a concretização de sonhos. “Sou encantada com o programa porque é uma grande oportunidade para todos nós que trabalhamos aqui contribuirmos de alguma maneira para a formação das pessoas. Que a gente possa ser uma semente na sua trajetória, um estímulo para uma caminhada que está só começando”, disse.

Conforme a coordenadora do Ajudarinho, a psicóloga Cristine Heineck, a assinatura do termo de adesão é um momento importante para que a estudante conheça as pessoas que fazem parte do programa e que poderão ajudá-la ao longo da jornada acadêmica. Também participaram do ato a coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Lydia Koetz Jaeger; a coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, Morgana Domênica Hattge; o professor Flávio Roberto Meurer, representando a Associação de Docentes da Fuvates (Adof); o assessor da Fundação Univates, Marco Balbinot Arenhart; e a representante do setor de Financiamentos Estudantis e Incentivos, Daniela Alves Brandão.

“Eu estou muito feliz e ansiosa para as aulas começarem”

Daniele fica emocionada sempre que fala sobre a oportunidade de iniciar o curso. “Estou radiante. A gente precisa de mais que um empurrão para chegar aqui. Vou fazer o possível e o impossível para atender às expectativas, para aprender e valorizar esta oportunidade. Eu estou muito feliz e ansiosa para as aulas começarem”, afirmou.

Estudar e atuar na área da saúde são sonhos antigos de Daniele. A relação com a Univates também não é novidade, já que chegou a cursar algumas disciplinas do Técnico em Enfermagem, mas precisou interromper os estudos.

Natalia Nissen

Integrante do projeto Capacete Rosa, da Associação Marinês de Lajeado, Daniele frequenta a Univates para participar das aulas de capacitação para a construção civil. “Quero aprender para poder trabalhar com isso e ajudar minha família. E assim posso comprar os materiais para as aulas do curso de Fisioterapia”, contou logo após realizar a matrícula e pegar seu cartão institucional, na semana passada.

Orgulhosa da conquista, espera ser exemplo para os filhos e para as colegas que participam do projeto e que, assim como ela, têm vontade de cursar um técnico ou uma graduação. “Minhas colegas nem conheciam o Ajudarinho, mas agora sabem que é possível. Então vou ajudar quem quiser saber mais sobre o programa para poderem estudar também”, garantiu a nova acadêmica.

O que é o Ajudarinho

O Ajudarinho é um programa da Univates que concede bolsas de estudos a alunos carentes por meio da doação financeira espontânea realizada pelas comunidades universitária e regional. Os beneficiados são selecionados a partir de edital e ganham até 80% de desconto nas mensalidades de cursos técnicos ou de graduação, até a formatura. Já se formaram sete estudantes e quatro seguem estudando com o auxílio do Ajudarinho.

Qualquer pessoa pode contribuir financeiramente para o Ajudarinho. Atualmente cerca de 300 pessoas (funcionários, estagiários, diplomados da Univates e pessoas da comunidade) realizam doações. As adesões podem ser feitas em univates.br/ajudarinho. O valor da contribuição é definido pelo doador.

Direcionada a quem já faz parte do Ajudarinho como doador, a campanha Traga +1 incentiva que os funcionários da Univates convidem um novo colega para participar do programa. Quem colaborar, tanto quem já é doador quanto o novo participante, ganha um brinde personalizado do Ajudarinho.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5307, ou pelo e-mail ajudarinho@univates.br.

Logo ods