Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Lucas George Wendt

Leite bovino produzido na região é avaliado em pesquisa

Postado as 17/02/2023 13:35:35

Por Lucas George Wendt

Uma pesquisa realizada pela doutora Thaís Müller, no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Universidade do Vale do Taquari - Univates, teve como objetivo verificar a qualidade do leite cru refrigerado de propriedades produtoras de leite e do leite cru refrigerado, pasteurizado e Ultra High Temperature (UHT) produzido no Vale do Taquari. Os achados da pesquisa foram publicados recentemente na revista científica Ciência Animal Brasileira. Além de Thaís, assinam a pesquisa as professoras doutoras Mônica Jachetti Maciel e Claudete Rempel. 

O leite é um alimento rico e muito consumido pela população. Em razão disso, a análise da qualidade do leite é de extrema importância para garantir um alimento seguro e saudável. Conhecer mais profundamente a qualidade do leite produzido na na região traz melhorias a toda a cadeia produtiva. “Além disso, as análises físico-químicas e microbiológicas realizadas possibilitam a correção de eventuais falhas no processamento, tanto pelas propriedades produtoras de leite quanto pelas indústrias. Isso é importante para o consumidor, que tem a garantia de um alimento de qualidade, e para os produtores e indústrias, pois um leite com qualidade prejudicada causa prejuízo financeiro”, detalha Thaís. 

As conclusões gerais do estudo ‒ fundamentadas também em estudos anteriores ‒ são de que a qualidade do leite da região, apesar de atender aos parâmetros determinados pela legislação vigente, pode ser melhorada com a incorporação de análises microbiológicas não determinadas pela legislação. Além disso, o tempo transcorrido entre a ordenha do leite e a chegada aos laticínios demonstrou ter relação direta com a qualidade do leite produzido. 

Como o estudo foi feito? 

Foram realizadas análises da composição do leite, análises físico-químicas e microbiológicas, estabelecidas pela legislação, além de medições de coliformes totais e termotolerantes, contagem de psicrotróficos nos três tipos de leite, contagem de mesófilos no leite pasteurizado e no leite UHT das indústrias. As coletas ocorreram em duas indústrias e em 33 propriedades produtoras de leite. 

O estudo avaliou a qualidade físico-química e microbiológica do leite das propriedades produtoras de leite e indústrias do Vale do Taquari. Além disso, os demais artigos elaborados a partir da tese abordam também a microbiota do leite, verificada por meio de sequenciamento genético. “Em conjunto, isso traz uma avaliação minuciosa do leite produzido na região. Os resultados mostram que a maior parte dos parâmetros físico-químicos e microbiológicos analisados está de acordo com o esperado e estabelecido pela legislação vigente”, avalia a pesquisadora.

Ana Amélia Ritt

Quais são os resultados?

Em relação às propriedades, duas (6%) apresentaram leite com acidez acima do estabelecido pela legislação e três (9%) apresentaram leite com contagem bacteriana total (CBT) acima do estabelecido. O leite da indústria 1 apresentou acidez, CBT e densidade fora dos padrões estabelecidos. 

As duas indústrias e 53,2% das propriedades apresentaram leite com contagem de células somáticas (CCS) acima do determinado pela legislação. O leite das indústrias apresentou maiores quantidades de CCS, CBT, psicrotróficos e coliformes totais e termotolerantes do que o leite das propriedades produtoras de leite, e o leite da indústria 1 apresentou maiores quantidades nos parâmetros microbiológicos do que a indústria 2.

Thaís comenta que alguns aspectos, dentre eles os microbiológicos não determinados pela legislação (e, por isso, não realizados periodicamente pelas indústrias e produtores), necessitam de atenção. “É o caso da contagem de células somáticas (CCS), indicativa de mastite nos animais, e da contagem de psicrotróficos, microrganismos que se multiplicam no leite em temperatura de refrigeração. Ambos interferem na qualidade do leite produzido, alterando a sua composição e características sensoriais, e diminuem o tempo de prateleira do leite”, informa. 

Divulgação/Acervo pessoal

Implicações 

O Vale do Taquari se destaca na produção de leite do Estado, sendo esta uma das atividades agropecuárias de maior importância para a região. “Estes achados apresentam um panorama da qualidade do leite bovino produzido e têm o objetivo de buscar a implementação de toda a cadeia produtiva, buscando melhorias que possam se materializar em um produto de melhor qualidade para o consumidor, além do desenvolvimento para o setor”, explica Thaís. 

Os resultados foram encaminhados às indústrias da região, bem como aos produtores de leite participantes da pesquisa. Além disso, será produzido um material que aborda os principais aspectos avaliados no estudo, dando ênfase ao que precisa ser melhorado. “A intenção é que o tema, por ser algo relevante, continue sendo pesquisado dentro da Instituição. Também, vários aspectos apresentados no estudo precisam ser mais aprofundados em estudos futuros”, acrescenta a pesquisadora. 

O estudo é um dos cinco artigos produzidos a partir da tese de doutorado realizada por Thaís no PPGAD, que teve como orientadora a professora Claudete Rempel e como coorientadora a professora Mônica Jachetti Maciel. A tese foi defendida em janeiro de 2023. A pesquisa desenvolvida na tese está vinculada a um projeto maior da Instituição, intitulado “Sustentabilidade em propriedades produtoras de leite”, coordenado por Claudete Rempel.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods