O Laboratório de Físico-Química é um serviço do Unianálises que emprega tecnologia avançada para melhorar a qualidade do produto conforme as Instruções Normativas. Dentre as análises de rotina realizadas pelo Unianálises, a determinação da acidez em leite é imprescindível para avaliação da qualidade da matéria-prima.
Desde novembro, o laboratório passou a adotar o método de análise de acidez AOAC 947.05 (Official Methods of Analysis of Aoac International), seguindo o novo Manual de Métodos Oficiais de Análise de Produtos de Origem Animal publicado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para uso dos laboratórios credenciados.
A responsável técnica Júlia Tischer explica que a principal mudança está relacionada ao ponto de viragem, em que não se usa mais um padrão de cor como referência e passou a ser considerada a primeira coloração rosa persistente na titulação de neutralização.
Com isso, são observados resultados mais baixos que as metodologias anteriores, levando à necessidade de considerar novos critérios de interpretação dos resultados. Os novos parâmetros foram definidos no Manual de Procedimentos de Inspeção e Fiscalização de Leite e Derivados em Estabelecimentos Registrados sob Inspeção Federal (SIF) aplicados para análises de leites fluidos.
Júlia destaca que o Unianálises ensaia amostras oriundas do controle oficial, seguindo as definições da Coordenação Geral de Laboratórios Agropecuários - CGAL e possui uma política de qualidade que visa a prestar serviços analíticos comprometidos com a qualidade e a confiabilidade dos ensaios.
Saiba mais sobre o Unianálises
O Unianálises realiza ensaios químicos, físico-químicos e biológicos em matrizes diversas, tais como águas, efluentes, alimentos, qualidade do leite in natura, fármacos e rações, seguindo todas as legislações vigentes. O Unianálises tem sede em Lajeado e conta com uma filial em Nova Mutum, no Mato Grosso.