Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Programa Explore impacta mais de 5 mil estudantes no primeiro ano de atividades

Postado as 08/03/2023 09:26:54

Por Natália Nissen

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Divulgação

O Explore é um programa de relacionamento da Universidade do Vale do Taquari - Univates, criado em 2022 para aproximar estudantes de Ensino Médio e a Universidade. A iniciativa visa a esclarecer dúvidas e a orientar esses estudantes para que tenham mais autonomia e confiança em suas decisões envolvendo o futuro e a carreira profissional.

Em março deste ano o programa completa um ano de atividades e já contabiliza visitas a mais de 30 escolas das redes pública e privada do Rio Grande do Sul, impactando mais de 5 mil estudantes de 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. Além disso, também foram realizadas ações em escolas de Nova Mutum, no Mato Grosso, onde a Univates realizou uma Feira de Cursos no final do ano passado.

A equipe do Explore realizou visitas às escolas e desenvolveu atividades de promoção do autoconhecimento, como palestras sobre tendências do mercado de trabalho, bate-papos com psicólogos e aplicação de teste vocacional. O programa é dividido em fases e adaptado para cada ano do Ensino Médio. No 1º e 2º anos, as atividades são voltadas ao autoconhecimento, habilidades e pesquisa das possibilidades ‒ onde estudar, o que faz o profissional e como conhecer melhor as áreas do conhecimento. No 3º ano, o trabalho é focado no processo de decisão da escolha por cursos e profissões.

Em 2023, a dinâmica das ações será orientada ao atendimento de alunos e professores do Ensino Médio, com ampliação da abrangência das visitas para municípios da Serra e para Porto Alegre.

Douglas Cristiano Cadore, analista de comunicação e um dos responsáveis pelo programa, explica que o objetivo é oferecer um serviço gratuito e diferenciado para as escolas, atuando no apoio aos alunos que chegam ao Ensino Médio com dúvidas sobre as escolhas profissionais. 

“Nosso propósito é promover uma experiência interessante para alunos e professores. Por isso realizamos ações personalizadas para as escolas e pensamos em cada detalhe para que eles sempre lembrem do Explore com carinho. Entendemos que o programa é um divisor de águas porque, muitas vezes, mostramos caminhos para que esses jovens comecem a planejar sua vida profissional”, ressalta Cadore.

Segundo o psicólogo Gabriel Carvalho Peres, um dos responsáveis pelas atividades do programa nas escolas, o plano de ação do Explore é baseado em pressupostos teóricos e respeita o contexto psicossocial e a faixa etária dos alunos. “Queremos estimular reflexões, questionamentos e auxiliar esses jovens a tomarem decisões mais conscientes e assertivas”, afirma.

Conheça o programa Explore

Escolas interessadas em participar das atividades podem entrar em contato com a Univates pelo e-mail relacionamento@univates.br, pelo telefone (51) 3714-7008 ou pelo WhatsApp (51) 99574-4750.

Para saber mais sobre as ações e os benefícios para escolas, professores e alunos, acesse o site univates.br/explore.

 

Douglas Cadore

Logo ods