Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates sedia a 8ª Conferência Municipal de Saúde de Lajeado

Postado as 09/03/2023 08:21:41

Por Lucas George Wendt

A 8ª Conferência Municipal da Saúde de Lajeado está agendada para ocorrer no dia 9 de março no campus da Universidade do Vale do Taquari - Univates. O evento aconteceu no Auditório do Prédio 7. A conferência tem como objetivo discutir a situação da saúde da população, abordando problemas e propondo soluções.

O evento tem como tema “Garantir os direitos e defender o SUS, a vida e a democracia: amanhã vai ser outro dia”. A conferência terá a leitura e aprovação do Regulamento da Conferência e explicação da inscrição de delegados para representar o município na Conferência Estadual da Saúde. Haverá ainda palestras, debates e roda de conversa que abordará o tema da Conferência Nacional de Saúde 2023, que é o mesmo das conferências municipal e estadual.

 

Pré-conferências foram realizadas nos bairros de Lajeado, entre os dias 14 e 15 de fevereiro, com a participação de agentes comunitários de saúde e conselheiros municipais, para ouvir os anseios da comunidade. Entre as principais demandas destacam-se a falta de médicos especialistas, as demoras nas consultas e os encaminhamentos para outras cidades. Além disso, a falta de dentistas nos postos de saúde foi uma demanda recorrente.

Devido à pandemia, a busca por atendimento psicológico e psiquiátrico aumentou significativamente, deixando a demanda reprimida. Funcionários de fábricas e indústrias solicitaram o prolongamento do horário de atendimento nos postos de saúde.

Todas as demandas levantadas nas pré-conferências serão apresentadas na Conferência Municipal da Saúde. Após o evento, serão encaminhadas por ofício para a pasta responsável, além de serem compartilhadas com o prefeito, com o objetivo de encontrar soluções para os problemas do município.

7h30min – Recepção (entrega das pastas com crachás e coffee break)

8h20min – Início das Atividades com composição da Mesa Oficial

Neusa Teresinha Nunes Floriano - Presidente do Conselho de Saúde

Cláudio André Klein - Secretário de Saúde

Marcelo Caumo - Prefeito de Lajeado

Úrsula Jacobs - Presidente da Comissão Organizadora da 8ª CMS

Conselheiro, Representante do Segmento Usuários do CMS

Rafaela Fagundes - Coordenadora da 16ª CRS

8h50min – Leitura e Aprovação do Regulamento da Conferência e Explicação da Inscrição para Delegado da CES

9h – Fala das autoridades

9h25 – Painelistas:

- Violeta Aguiar - especialista, mestra e doutora em Saúde Coletiva, apoiadora do Cosem/RS e professora da Ufrgs, que falará sobre o tema: "Fortalecimento do SUS e Atenção Primária da Saúde - APS"

- Michele Eichelberger - enfermeira, doutora em Saúde Coletiva e apoiadora do Cosems/RS, que falará sobre o tema: "Saúde Mental"

- Sérgio Diefenbach - promotor de Justiça vinculado à saúde, que falará sobre o tema "Saúde como Direito: a judicialização e seu impacto no SUS"

A roda de conversa abordará o tema da Conferência de Saúde 2023

10h45min – Debate

11h20min – Encerramento do turno da manhã

11h25min – Prazo final para entrega da Inscrição para Delegado, na Recepção

11h30min – Almoço

13h – Retorno aos trabalhos (salas dos grupos - Prédio 7)

14h45min – Intervalo - coffee break no Prédio 7

15h05min – Plenária Final no Auditório do Prédio 7

16h40min – Escolha dos(as) delegados(as)

17h30min – Encerramento

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods-3