Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Priscilla Du Preez/Unsplash

Projeto de pesquisa Cognição, Estresse e Trauma (CET) está selecionando pessoas para participar de estudos científicos sobre violência doméstica

Postado as 15/03/2023 09:47:49

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Duas propostas de pesquisa necessitam de voluntárias em um projeto realizado pela Universidade do Vale do Taquari - Univates vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM). Está acontecendo recrutamento de mulheres entre 18 e 60 anos de idade para participar de uma pesquisa que tem como objetivo avaliar o impacto da violência contra as mulheres perpetrada por parceiros íntimos. 

O estudo, conduzido pela mestranda Denise Bisolo Scheibe e pela professora doutora Joana Bücker, faz parte do projeto de pesquisa de mestrado de Denise, que pretende avaliar o impacto da violência sofrida por mulheres em aspectos como reserva cognitiva e memória emocional. Os critérios para participação das voluntárias são: ter entre 18 e 60 anos, ter sofrido alguma violência causada por parceiro íntimo (psicológica, física, sexual, patrimonial ou moral) e não estar mais com seu agressor.

As pesquisadoras avaliarão o impacto da experiência traumática no funcionamento cognitivo e nos marcadores de estresse crônico em mulheres que foram vítimas de violência por parceiro íntimo, por meio da coleta de sangue e de testes neuropsicológicos, e depois realizarão comparações com aquelas mulheres sem histórico de violência. “Nossa hipótese é que essa experiência traumática esteja associada a um prejuízo cognitivo (memória, atenção, inteligência) e da memória emocional (relacionado a situações com carga emocional) em mulheres vítimas de violência por parceiro íntimo”, explica Denise. 

Toda a pesquisa acontecerá presencialmente na Univates, sendo apenas um encontro de aproximadamente três horas (variando de acordo com o ritmo da avaliação). As participantes da pesquisa têm garantido o sigilo de todas as informações prestadas às pesquisadoras. 

Concomitante à seleção de grupo de mulheres acontece a seleção permanente de voluntários que não tenham as condições pesquisadas (mulheres e homens que não tenham sofrido violência) para a composição do grupo de controle.  Podem participar pessoas com idade entre 18 e 69 anos, de ambos os sexos. Os participantes não terão custos com a participação na pesquisa e, ao final, receberão uma cartilha com informações referentes à memória e atenção. O grupo aceita o ingresso de voluntários permanentemente. 

Para se inscrever, basta entrar em contato pelo e-mail neuropsicologia@univates.br ou pelo telefone (51) 99494-1705 demonstrando seu interesse em participar da pesquisa. 

Milad Fakurian/Unsplash

Logo ods-5