Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Pietra Darde

Seiscentas crianças voltam às aulas do projeto Alfabeletrando em Lajeado

Postado as 15/03/2023 12:23:55

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

A terça-feira, 14 de março, marcou o retorno das aulas do projeto Alfabeletrando em Lajeado, momento em que os estudantes da Rede Municipal de Educação foram recebidos na Universidade do Vale do Taquari - Univates para a continuidade das ações do projeto. 

Esta é a segunda vez que o projeto, idealizado pela Univates, é contratado pela Prefeitura de Lajeado para diminuir o impacto negativo da pandemia de covid-19 na aprendizagem da leitura, da escrita e da matemática de parte das crianças da rede pública municipal.

Avaliações realizadas pelas equipes da Universidade com participantes das edições do projeto que foram concluídas demonstram a influência positiva do Alfabeletrando para o resgate da identificação do princípio alfabético e para o desenvolvimento da consciência fonológica, habilidades fundamentais no processo de alfabetização.

Pietra Darde



Na primeira oferta do Alfabeletrando em Lajeado, em 2022, cerca de 500 crianças foram atendidas. Agora, em 2023, outras 600 crianças estarão envolvidas, parte delas em algumas escolas da rede municipal e a grande maioria no campus da Univates. O projeto vai de março a agosto de 2023. Nesta edição, a matemática também será trabalhada com os participantes. 

“O projeto complementa as aulas regulares por meio de uma proposta diferenciada: as aulas do Alfabeletrando têm uma abordagem lúdica, com muitos jogos, atividades interativas, desafios linguísticos e matemáticos e uso de tecnologia, tudo para tornar o processo de aprendizagem mais interessante e dinâmico”, explica a professora doutora Grasiela Kieling Bublitz, coordenadora do Alfabeletrando.  

Pietra Darde

Pietra Darde

Pietra Darde

Pietra Darde

Pietra Darde

Pietra Darde

Pietra Darde

Equipes realizaram formação 

Em constante atualização, as equipes do Alfabeletrando das cidades de Lajeado e Garibaldi, contratadas pela Univates, realizaram formações no fim de fevereiro e no começo de março. Foram desenvolvidas atividades com professores e monitores que atendem as crianças envolvidas no projeto em ambas as cidades. 

Em Lajeado, as capacitações envolveram letramento literário e matemática, conduzidas respectivamente pelas professoras mestre Garine Keller e doutora Ieda Maria Giongo. A professora Ieda Maria Giongo, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE), desenvolveu o pensamento matemático com as professoras e monitoras do projeto. As ações foram realizadas nos dias 23 e 24 de fevereiro. As crianças em Lajeado são atendidas no campus da Univates. 

Já para o grupo de professores do Alfabeletrando de Garibaldi, as formações foram realizadas em 7 e 9 de março, parte no campus da Universidade e parte na Escola Santo Antônio, em Garibaldi. Com esse grupo foram desenvolvidas atividades relacionadas à inclusão escolar e à linguagem. A mestra em Educação Letícia Dell' Osbel, diplomada em Letras - Português/Espanhol pela Univates, e a professora Danise Vivian foram as ministrantes das capacitações. 

Alfabeletrando em Lajeado/RS 

Em 2022 aconteceu a primeira edição do projeto na cidade, atendendo cerca de 500 crianças. Em 2023 o projeto chega à segunda edição em Lajeado. 

Alfabeletrando em Garibaldi/RS

A primeira edição aconteceu no segundo semestre de 2021. O projeto foi renovado em 2022 e, em 2023, chega à terceira edição. Em Garibaldi participam das atividades cerca de 150 crianças. 

Alfabeletrando em Nova Mutum/MT

Além de Lajeado e Garibaldi, em Nova Mutum/MT a primeira edição do projeto foi realizada em 2022. 

Logo ods-4