Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Ana Luísa de Mattos Reckziegel

Gramado Cultural no próximo domingo contará com Feira Brocante

Postado as 16/03/2023 16:51:53

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

No dia 19 de março, domingo, das 15h30min às 19h, o gramado no entorno do Centro Cultural Univates receberá o primeiro Gramado Cultural de 2023, evento promovido pelo Núcleo de Cultura da Universidade do Vale do Taquari - Univates. A atividade é gratuita e aberta ao público. Em caso de chuva, o evento será cancelado.  

O Gramado Cultural também contará com uma Feira Brocante - ação vinculada a um projeto da Univates recentemente lançado, inspirado em feiras de compra e vendas de papéis velhos que se tornaram comuns em cidades e vilarejos franceses ao longo das últimas décadas. O objetivo da Feira Brocante no Gramado Cultural é recolher e arquivar documentos doados pela comunidade para a produção de um repositório de dados sobre a escola e sua evolução no século XX. 

Os papéis poderão ser doados (de forma física) nas brocantes, como a que acontece no Gramado Cultural, ou por meio digital, neste formulário. Para mais informações sobre as doações, o interessado pode entrar em contato pelo e-mail brocante@univates.br.

Conheça os detalhes da iniciativa 

Durante o período escolar, uma grande variedade de papéis e documentos são produzidos e circulam, registrando impressões que deixam marcas na vida do indivíduo. Esses materiais incluem provas, boletins, pareceres, cartas, desenhos, bilhetes, recados, agendas, cartazes e muitos outros itens que possuem valor subjetivo.

Muitas vezes, no entanto, as pessoas não sabem o que fazer com esses materiais ou onde arquivá-los. É por isso que o grupo de pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Univates, em parceria com pesquisadores de outras universidades, criou o projeto "Brocantes: palavras e coisas da escola".

A intenção do projeto é coletar, arquivar e produzir um repositório de papéis escolares gerados a partir do início do século XX em diferentes épocas e lugares. O projeto recebe doações de materiais de escolas de todo o mundo, a fim de criar um arquivo público sobre documentos escolares.

Logo ods