Um dos diferenciais do curso de Medicina da Universidade do Vale do Taquari - Univates é a possibilidade de inserção dos estudantes em espaços de saúde voltados ao atendimento à comunidade, por meio de parcerias com instituições que são referência em suas áreas de atuação. O Instituto de Oftalmologia Encantado, localizado junto ao Hospital Beneficente Santa Terezinha (HBST), da Rede São Camilo, é um dos estabelecimentos onde os estudantes do 7º semestre do curso realizam atividades práticas.
Desde o dia 2 de março, estudantes do módulo de Oftalmologia têm a oportunidade de acompanhar os atendimentos realizados no centro regional, que atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de 37 municípios abrangidos pela 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS).
O presidente do Diretório Acadêmico, Enzo Vinícius Souza Santana, afirma que o curso de Medicina da Univates oportuniza ao estudante ter contato prático com pacientes em espaços de saúde desde o início da graduação. “Esses convênios são extremamente importantes para atender à crescente demanda do curso por cenários de prática, que permitam que os alunos tenham contato e possam vivenciar a realidade do nosso sistema de saúde. Tenho certeza de que essa nova parceria com o Instituto de Oftalmologia Encantado vem para somar com as já existentes no curso, possibilitando o contato mais próximo dos alunos com um serviço altamente especializado. Acredito que será uma parceria importante para todos os envolvidos: para os pacientes, que poderão contar com atendimento qualificado e supervisionado, com foco no atendimento centrado nas suas demandas e realidades; e para os alunos, que terão contato prático direto com casos de maior complexidade, com os quais normalmente não teriam a oportunidade de contato se não houvesse convênios como este”, pontua o estudante.
Ir ao Instituto de Oftalmologia Encantado e participar do atendimento aos pacientes me permitiram conhecer o bom funcionamento desse setor. Nesses atendimentos, o paciente é o foco, mas nós, como alunos, ganhamos muito ao aprender na prática como funciona a assistência médica especializada e humanizada. Ana Betina Carvalho da Silva, estudante de Medicina.
