Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Pesquisa

Aluno do PPGAD apresentará resultados da sua dissertação de mestrado durante a reunião do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos

Por Lucas George Wendt

Postado em 29/03/2023 12:38:47


Compartilhe

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

O atual aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Universidade do Vale do Taquari - Univates Bruno Coratto apresentará os resultados de sua dissertação de mestrado, defendida em 2021, durante a reunião do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos. O evento ocorrerá no dia 31 de março, às 14h30min, no Auditório do Ministério Público Federal (MPF), em Porto Alegre/RS. 

A palestra que será ministrada por Coratto tem como título “Extrafiscalidade às avessas: a inconstitucionalidade das normas de concessão de benefícios fiscais a agrotóxicos à luz da proteção à saúde humana e ao meio ambiente”. Ao longo do mestrado, o aluno teve como orientadora a professora doutora Luciana Turatti, e hoje ele segue realizando seu doutorado sob a mesma orientação. 

A pesquisa de mestrado do estudante analisou a constitucionalidade das normas tributárias de concessão de benefícios fiscais destinados a agrotóxicos, cujos malefícios à saúde e ao meio ambiente são denunciados há décadas por pesquisadores de diferentes áreas científicas, tendo como fio condutor o direito fundamental à saúde humana e ao meio ambiente equilibrado e, como inevitável pano de fundo, a crise ambiental global atual. A dissertação foi publicada na forma de e-book em 2022 e tem acesso livre, podendo ser conferida aqui. 

Saiba mais 

O Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, no qual o estudo de Coratto será divulgado, é um espaço permanente, plural, aberto e diversificado de debate de questões relacionadas aos impactos negativos dos agrotóxicos na saúde do trabalhador, do consumidor, da população e no ambiente, possibilitando a troca livre de experiências e a articulação em rede da sociedade civil, instituições e Ministério Público.

Coordenador: Dr. Noedi Rodrigues da Silva, Procurador do Trabalho

Coordenadora-adjunta: Dra. Ana Medeiros, Procuradora da República

Coordenadora-adjunta: Dra. Suzete Bragagnolo, Procuradora da República

Coordenador-adjunto: Dr. Rogério Uzun Fleischmann, Procurador do Ministério Público do Trabalho

Coordenador-adjunto: Dr. Daniel Martini, Promotor de Justiça

Coordenador-adjunto: Dr. Leonardo Melgarejo, Conselheiro da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan)

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar