Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Extensão e inclusão social: ações do curso de Arquitetura e Urbanismo são realizadas na Univates em conjunto com o projeto Capacete Rosa

Postado as 30/03/2023 17:26:54

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Divulgação

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio dos projetos de extensão Semeia-Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Emau) e Habitar Bem, em 2022 firmou uma parceria com a Associação Marines para o desenvolvimento do projeto Capacete Rosa. 

A proposta objetiva capacitar mulheres residentes no bairro Santo Antônio, de Lajeado, para atuarem na construção civil como auxiliares de pedreiros e possibilitar conhecimentos básicos para que elas realizem reparos nas próprias residências. O curso abrange aulas teóricas e práticas, com conteúdos desde matemática básica, noções de desenho e geometria até aspectos relacionados a tecnologias da construção e processos de execução de obras. 

A fim de potencializar a aprendizagem e promover a troca de experiências, a parceria oportuniza que as aulas do Capacete Rosa sejam realizadas na Univates, nas salas e laboratórios das áreas de Arquitetura e Engenharia. Os encontros acontecem quinzenalmente nas quintas-feiras, nos turnos da manhã e da tarde. 

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Na semana passada, as alunas tiveram aula no Laboratório de Tecnologias de Construção (Latec), no Prédio 17. Participaram dessa ação voluntários, bolsistas dos projetos de extensão e integrantes do Capacete Rosa. A atividade possibilitou a aprendizagem de conceitos da construção civil, como execução de paredes em alvenaria, traços para argamassa, produção de estribos e aplicação de chapisco. 

Para a coordenadora do Capacete Rosa, a arquiteta Angélica Silveira, “a interação com a Univates veio para contribuir de forma esplendorosa, trazendo mais qualidade às aulas pela utilização dos espaços físicos da Universidade, bem como pelo apoio dos bolsistas e professores. A interação com alunos da disciplina Projeto de Interesse Social deu voz às mulheres que moram nos conjuntos habitacionais da cidade, sobre como elas vivem o cotidiano e como usam os espaços, permitindo colaborar para a dinâmica dos projetos a serem desenvolvidos”. 

Como iniciativa pioneira na Instituição, a partir do vínculo com o projeto Capacete Rosa, a disciplina Atelier Integrado V, do curso de bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, realiza a inserção de ações extensionistas que tratam do tema da Habitação de Interesse Social. Segundo a professora Jamile Weizenmann, que está à frente do componente curricular neste semestre, “desde o ano passado esta iniciativa teve grande impacto na aprendizagem dos estudantes, tanto para a formação pessoal quanto profissional, e representa um forte compromisso institucional com a responsabilidade social”. 

A proposta prevê que as participantes do Capacete Rosa interajam em aulas específicas com os estudantes, sobretudo no momento de reflexão sobre as premissas projetuais para uma Habitação de Interesse Social, no sentido de trazer a realidade do público-alvo para o planejamento do projeto. As representantes do grupo Capacete Rosa são moradoras do Novo Tempo I, em Lajeado, e apontam sua percepção como moradoras do conjunto habitacional e do bairro. 

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Além das rodas de conversa com as moradoras, a disciplina também possibilitou a participação da assistente social, Carine Bagestan, que acompanhou o grupo do Capacete Rosa e participou do processo de pós-ocupação do Novo Tempo I. Para Carine, essa parceria entre Universidade e comunidade, por meio da ONG, é muito importante. “Os projetos de transformação social só acontecem de fato quando se formam parcerias entre setores e de forma multidisciplinar. A parceria do curso de Arquitetura e do Semeia-Emau com o projeto Capacete Rosa está sendo transformadora e proporcionando trocas significativas”, complementa Carine.

“Poder também aproximar os estudantes de Arquitetura com as diversidades sociais é necessário e potente para a formação acadêmica”, avalia a assistente social. “Assim como aproximar as vivências de um curso do espaço acadêmico para as nossas alunas do Capacete Rosa, muitas em situação de vulnerabilidade social, é transformador para elas. Estamos quebrando barreiras da desigualdade e criando novas consciências como profissionais e agentes transformadores. Vida longa a essa grande parceria”, comemora Carine. 

Como ação transformadora, a curricularização da extensão na disciplina Atelier Integrado V permite ao estudante compreender o contexto social e as fragilidades das políticas públicas existentes nos âmbitos nacional e regional, buscando reconhecer o papel social na formação do arquiteto e urbanista diante do desafio dos direitos humanos, sobretudo o direito à moradia digna. Para além disso, a relação dialógica oportuniza a troca de saberes entre comunidade e Universidade, ao incluir as alunas do Capacete Rosa no meio acadêmico e ampliar as relações com o curso e com o futuro profissional com o qual irão interagir em obras.  

A próxima ação da disciplina prevê uma visita ao Novo Tempo I, com a participação de algumas das representantes do Capacete Rosa. Ainda, estão previstas para as próximas semanas aulas de Ética e de Instalações Hidrossanitárias, contando com o auxílio de docentes voluntários do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates. 

O projeto Capacete Rosa segue com as aulas nas quintas-feiras, quinzenalmente, das quais os estudantes da disciplina continuarão participando como voluntários. Atuam nessas ações, em conjunto com o projeto Habitar Bem e o Semeia-Emau, os professores Jamile Weizenmann e Guilherme Osterkamp, além de bolsistas, estagiários, funcionários e alunos voluntários. 

Logo ods-5