Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Diplomado do curso de Direito da Univates participa de livro sobre direito ambiental

Postado as 16/05/2023 15:02:27

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Divulgação/Acervo pessoal

O diplomado do curso de Direito da Universidade do Vale do Taquari - Univates Guilherme Weiss Niedermayer publicou recentemente, pela editora Lumen Juris, especializada na área jurídica, um estudo sobre direito ambiental. Além de ter concluído a graduação na Univates, o jovem é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD). “Green New Deal & Multilateralismo - 2023” é a obra que contém o texto de autoria do acadêmico, cujo título é “Green New Deal & Multilateralismo: o futuro pós-pandêmico”. 

Na publicação, Niedermayer e os demais autores argumentam que as respostas do sistema multilateral para a contenção da crise climática têm sido, até o momento, insuficientes. Com a emergência sanitária, o cenário de sobreposição de crises, como aquela a que o próprio multilateralismo atravessa para a resolução de temas urgentes, se intensificou. Na sequência dos planos de recuperação econômica pós-pandêmica, abordagens internacionais, regionais e locais de um Green New Deal (GND) voltaram à centralidade das discussões nesses níveis.

Diante disso, os objetivos da obra são mapear o avanço de algumas dessas abordagens, sobretudo relacionadas aos desafios impostos pela pandemia, e, com isso, responder ao problema central: apesar dos reveses do multilateralismo climático, a pandemia de covid-19 terá sido capaz de deflagrar novos arranjos de GND? Embora algumas abordagens regionais e locais já estejam em marcha, a análise dos autores aponta para um resultado global tímido de GND, miragem distante num âmbito que visa, já em 2030, a cumprir 17 ambiciosos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 

O que é o GND? 

O Green New Deal (GND) é um conjunto de políticas e propostas para enfrentar a crise climática e econômica, visando a uma transição justa para uma economia verde e sustentável. A ideia é inspirada no New Deal, um programa implementado pelo presidente Franklin D. Roosevelt na década de 1930, que ajudou a recuperar a economia americana após a Grande Depressão.

O GND é um movimento que defende ações ambiciosas para reduzir as emissões de gases do efeito estufa, investir em energia limpa, criar empregos verdes e garantir a justiça social e econômica para as comunidades afetadas pela crise climática. Entre as medidas propostas estão a expansão da infraestrutura de transporte sustentável, a promoção da eficiência energética em edifícios, a criação de empregos verdes, o investimento em energia renovável, a proteção de florestas e oceanos e a promoção da agricultura sustentável.

O Green New Deal é defendido por diversos movimentos sociais e políticos em todo o mundo, e foi amplamente discutido na política americana durante as eleições presidenciais de 2020. Embora ainda haja debate sobre os detalhes das políticas e como implementá-las, a ideia do GND tem ganhado força como uma resposta ambiciosa e abrangente para a crise climática e econômica.

Logo ods