Em Brasília, Ceua-Univates participa de simpósio nacional sobre pesquisa e ensino com animais

Postado as 16/05/2023 15:02:27

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Nos dias 9 e 10 de maio foi realizado na Universidade de Brasília (UnB) o V Simpósio Concea e III Encontro Regional de Ceuas, que contou com a participação da Comissão para uso de Animais em Ensino e Pesquisa (Ceua) da Universidade do Vale do Taquari - Univates.

O evento teve a participação de mais de 300 coordenadores e membros de Ceuas, pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação, responsáveis por biotérios e representantes de sociedades protetoras de animais de todo o país.

Divulgação/MCTI

A Ceua-Univates esteve presente no evento por meio da participação do seu atual coordenador, professor Dr. Ivan Bustamante Filho, que também é conselheiro titular do Concea, representando o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub). O professor Ivan Bustamante coordenou a sessão "Atuação das Ceuas", que contou com as falas da professora Dra. Debora Chadi (Universidade de São Paulo) e da Dra. Carina Krewer (UnB).

O professor Ivan destaca a importância da participação da Univates em eventos deste porte, nos quais são discutidas e definidas políticas de gestão da ciência brasileira, além de garantir a participação em fóruns de discussão que norteiam investimentos em pesquisa no Brasil.

Divulgação

O Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal - Concea é vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e regulamenta o uso de animais em pesquisa científica e ensino, além de coordenar as atuações dos Comitês de Ética no Uso de Animais (Ceua). O tema do encontro foi “O uso de animais em atividades de ensino ou pesquisa científica”.

Divulgação

Houve a participação na abertura do simpósio de representantes do MCTI, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), além do professor Dr. Ricardo Galvão, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que destacou a importância do aumento do investimento na ciência brasileira como forma de garantir o desenvolvimento sustentável da sociedade brasileira.

Logo ods