Universidades formam consórcio para levar internet de alta capacidade para o interior do Rio Grande do Sul

Postado as 17/05/2023 09:47:11

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Divulgação/Comung

Presidente do Comung, Reitor Rafael Frederico Henn, no ato da entrega da proposta, em Brasília, junto ao Diretor Adjunto de Relacionamento Institucion

O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) firmou na última sexta-feira, 12, no Hub One Porto Alegre, unidade do Feevale Techpark na capital gaúcha, uma parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), do Governo Federal, para implementação da Rede Butiá, programa tem como objetivo distribuir internet de alta capacidade compartilhada no Rio Grande do Sul. Hoje, no Estado, há três pontos de distribuição. A proposta prevê um ponto de internet de alta qualidade e velocidade em cada uma das 14 universidades comunitárias.

O evento de lançamento e assinatura do memorando de entendimento foi conduzido pelo presidente do Comung, Rafael Frederico Henn, e pelo diretor geral da RNP, Nelson Simões. Este falou sobre o papel da RNP no Estado, os desafios e as expectativas da parceria, destacando a trajetória dos 30 anos da Rede no Brasil, os ciclos, a infraestrutura, os projetos em territórios de difícil acesso e de população de baixa renda, as novas tecnologias em benefício de famílias vulneráveis e o modelo para conexão-escola, com mais de 400 escolas conectadas no Nordeste.

Para o diretor da RNP, a parceria possui três formas essenciais de gerar valor: o fato de ser pioneira, de explorar as lacunas com inovação e de reduzir gargalos, associando os conhecimentos para alcançar os objetivos. “Os ambientes comunitários têm muito disso. As competências dos parceiros estão nos permitindo ultrapassar os gargalos. Trabalhar em âmbito nacional, no Brasil e no Rio Grande do Sul, é gerir as assimetrias. É dessa forma que a RNP se vê gerando valor público, trabalhando com essa visão de atuação", pontuou.

Já o reitor Rafael Frederico Henn, presidente do Comung, ressaltou a importância da parceria para as instituições comunitárias gaúchas e agradeceu o empenho de todas as equipes de Tecnologia da Informação das universidades, reforçando que a parceria com a RNP está conectada à missão das 14 universidades comunitárias do Estado, que é auxiliar no desenvolvimento social e econômico do Rio Grande do Sul e do Brasil. “Para nós, é um prazer firmar o acordo de cooperação técnica para a implantação da Rede Butiá, a fim de integrar as universidades, utilizando a rede comunitária de educação, pesquisa e inovação para levar internet de alta capacidade a todo território gaúcho”, destacou.

Na imagem: Diretor geral da RNP, Nelson Simões; reitoras Bernadete Maria Dalmolin e Cátia Maria Nehring; presidente do Comung, reitor Rafael Frederico Henn; diretora de Inovação da Feevale, Daiana de Leonço Monzon; e o secretário adjunto de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Raphael Ayub.

Tatiane Luci Rodrigues – Unisc/Comung

A Rede Butiá é uma rede estadual comunitária de educação, pesquisa e inovação, cujo objetivo é conectar as 14 instituições que formam o consórcio e integrá-las ao Ponto de Presença da RNP no Rio Grande do Sul (PoP-RS). Dessa forma, as 14 universidades estarão conectadas em alta velocidade com a rede acadêmica nacional, operada e mantida pela RNP, e poderão colaborar com instituições no Brasil e no mundo para fins de ensino e pesquisa.

Fica agora, sob responsabilidade do Comung, coordenar as ações institucionais e técnicas em cooperação com a RNP. Entre os próximos passos está construir, em conjunto, o mapa definitivo de interesse e a busca de parceiros para a operação da rede compartilhada, visando estimar a quantidade de equipamentos e os locais de instalação.

O evento também contou com a presença do secretário adjunto de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, Raphael Ayub; da diretora de Inovação da Universidade Feevale, Daiana de Leonço Monzon; do presidente do Comitê Gestor da Metropoa e uma das pioneiras da internet no Brasil, Liane Margarida Rockenbach Tarouco; dos diretores adjuntos de Relacionamento Institucional da RNP, Gorgonio Araújo e Cristiane Simões de Oliveira; da vice-presidente do Comung, Bernadete Maria Dalmolin; e da secretária da entidade, Cátia Maria Nehring.

Universidades participantes:

Universidade Feevale (Feevale)

Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc)

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Universidade Católica de Pelotas (UCPel)

Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Universidade de Cruz Alta (Unicruz)

Universidade Franciscana (UFN)

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)

Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Universidade La Salle (Unilasalle)

Universidade do Vale do Taquari (Univates)