Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates esteve presente no Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular, em Goiás

Postado as 26/05/2023 13:51:22

Por Lucas George Wendt

Com informações do Cbesp

A reitora da Universidade do Vale do Taquari - Univates, professora Evania Schneider, e a assessora Cristine Heineck estiveram presentes na 15ª edição do Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (Cbesp), entre os dias 24 e 26 de maio, evento realizado em Alexânia (GO). 

O Congresso teve como tema “Liderança inovadora: o desafio da educação superior” e, como ocorre tradicionalmente, teve ao seu final a entrega de um documento com sugestões de políticas públicas que possam colaborar para o desenvolvimento da educação brasileira. Nesta edição estiveram presentes cerca de 500 dirigentes e reitores de instituições educacionais de todo o Brasil. 

Divulgação/CBESP

Promovido pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular e pela Linha Direta, o Cbesp é reconhecido como o maior congresso do segmento da educação superior do país. Na programação, o Congresso contou com a participação de palestrantes nacionais e internacionais, como da ex-ministra da Educação e da Ciência de Portugal, Margarida Mano; do jornalista e sócio-fundador da Play9, João Pedro Paes Lemes; do presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Roberto Lira Curi; da diretora da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovich Noleto; e de representantes do Ministério da Educação, do Inep e da Câmara dos Deputados. A abertura contou com a participação virtual do Ministro da Educação, Camilo Santana, que transmitiu uma mensagem aos presentes reforçando a importância da colaboração das IES para melhorar a formação dos profissionais brasileiros. 

Além dos painéis temáticos, foram realizados quatro workshops que abordaram a liderança sob o foco do desenvolvimento sustentável, do enfrentamento dos desafios sociais e do mercado de trabalho, e o planejamento estratégico. Os temas são os mais pertinentes para construção de currículos acadêmicos que possam formar e capacitar os universitários, os docentes e as instituições de ensino superior para o novo cenário brasileiro e mundial. 

Para o presidente do Fórum, Celso Niskier, a escolha do tema desta edição do Cbesp é bastante oportuna. “O Brasil tem novos líderes no campo político, do Executivo, do Legislativo, e será uma oportunidade para o encontro das lideranças brasileiras e mundiais no debate sobre o destino da educação superior. Por outro lado, as instituições de ensino superior passam por um processo de transformação digital, contexto em que o exercício da liderança se torna fundamental diante de tantos desafios”, avalia. E completa: “Sem boas lideranças, não vamos conseguir atingir os nossos objetivos educacionais”. 

O Cbesp reúne, a cada edição, reitores, mantenedores, autoridades, educadores e formuladores de políticas públicas para educação de todo o Brasil, além de promover a troca de conhecimentos e experiência entre os participantes. 

Divulgação

O que foi discutido no evento?

Conforme a reitora Evania Schneider, o evento foi projetado para discutir a liderança inovadora, abordando as diferentes faces nas quais a questão se desdobra no contexto atual. “Discutimos fortemente a importância dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável. Eles devem servir como uma linha de orientação para as lideranças do futuro”, destaca a dirigente. 

Aspectos relacionados aos indivíduos também estiveram presentes nas discussões. “É necessário promover a convergência entre uma organização sustentável, autonomia das pessoas e respeito à diversidade. Os líderes educacionais devem estar inseridos ativamente na comunidade universitária, ouvindo os estudantes, pois eles são os grandes protagonistas da educação do futuro. É importante colocar as pessoas no centro, tanto os estudantes quanto a comunidade”, explica a docente. 

A reitora acrescenta que os líderes universitários devem ter uma visão de futuro, mas, acima de tudo, saber ouvir atentamente. “É essencial visualizar as profissões do futuro, de forma que a organização esteja sempre atualizada. É crucial manter essa conexão com os estudantes, ouvindo-os e dando-lhes voz. Essa abordagem enfatiza a centralidade do estudante. Também é necessário pensar localmente, mas com uma visão global, considerando a necessidade de uma economia sustentável alinhada aos modelos de negócio das organizações”.

Ainda, é importante promover mais diálogo e interação entre as empresas e as organizações, buscando sempre o desenvolvimento sustentável. “Portanto, o grande desafio é formar líderes e universitários com estratégias sustentáveis”, finaliza a reitora. 

Logo ods