Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Reprodução/Unsplash

Estudos em diferentes áreas buscam voluntários

Postado as 01/06/2023 11:10:40

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

A pesquisa científica não se faz sem a colaboração, seja ela no próprio processo científico, seja ela da comunidade, que pode contribuir para a ciência fornecendo informações relativas à situações e experiências vividas por diferentes sujeitos, dados relevantes para compor os estudos científicos realizados por estudantes e por pesquisadores. 

É comum que, como parte das exigências legais para obtenção de títulos acadêmicos, estudantes de graduação, mestrado e doutorado, proponham estudos para obtenção de seus graus que demandam a investigação científica em diferentes comunidades e grupos. Na Universidade do Vale do Taquari - Univates, este processo é recorrente. 

Doando minutos do seu tempo você auxilia estudantes da Universidade a qualificarem seus estudos. Os dados fornecidos pelos voluntários são coletados a partir da adesão espontânea dos interessados em participar das pesquisas. Algumas delas são realizadas por meio de coleta de informações com questionários, em outros casos, entrevistas. Todos os dados fornecidos pelos voluntários recebem um tratamento que preza pelo anonimato e pelo sigilo. 

A coleta de dados é parte do processo de construção dos trabalhos científicos. Depois de gerados os dados, os pesquisadores tratam as informações coletadas e as usam para corroborar ou refutar argumentos. Ao fim do processo, no caso dos trabalhos acadêmicos, a pesquisa é apresentada e avaliada por uma banca examinadora que certifica o trabalho e a concessão do grau ao estudante. 

Confira quais estudos estão aceitando contribuições

Estudante: Bruna Pilz 

Curso: Direito 

Tipo de pesquisa: TCC

Público-alvo: pessoas interessadas em contribuir 

Objetivo: investigar o impacto do pacto antenupcial no casamento e na união estável. 

Tempo de participação estimado: 2 minutos 

Como contribuir: respondendo ao questionário

Mais informações: bspilz@universo.univates.br 

 

Estudantes: Luis Fernando Rigo e Said Rashad Musleh Ahmad 

Curso: Medicina 

Tipo de pesquisa: Trabalho de Iniciação Científica 

Público-alvo: estudantes universitários maiores de 18 anos. 

Objetivo: avaliar o impacto do uso de dispositivos eletrônicos para fumar na saúde de estudantes usuários. 

Tempo de participação estimado: 10 minutos. 

Como contribuir: respondendo ao formulário 

Mais informações: said.ahmad@universo.univates.br ou luis.rigo@universo.univates.br. 

Projeto de pesquisa Cognição, Estresse e Trauma (CET) está selecionando pessoas para participar de grupo controle 

O projeto de pesquisa Cognição, Estresse e Trauma (CET), vinculado ao vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM) da Univates está selecionando permanentemente voluntários mulheres e homens que não tenham sofrido violência doméstica como grupo de controle para um estudo que busca avaliar o impacto da violência contra as mulheres perpetrada por parceiros íntimos. 

Podem participar pessoas com idade entre 18 e 69 anos, de ambos os sexos. Os participantes não terão custos com a participação na pesquisa e, ao final, receberão uma cartilha com informações referentes à memória e atenção. O grupo aceita o ingresso de voluntárias permanentemente. Para se inscrever, basta entrar em contato pelo e-mail neuropsicologia@univates.br ou pelo telefone (51) 99494-1705 demonstrando seu interesse em participar da pesquisa.

Logo ods