Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Uso de energia limpa na Univates reduz emissão de mais de 250 toneladas de Gases do Efeito Estufa em 2022

Postado as 05/06/2023 09:31:23

Por Natalia Nissen

A Fundação Univates desenvolve uma série de ações para tornar-se cada vez mais sustentável e contribuir com a redução da emissão de gases de efeito estufa (GEE). O resultado dessas práticas pode ser conferido no Inventário de Gases de Efeito Estufa (IGEE) de 2021 e no reconhecimento da Univates como a universidade mais sustentável do Sul do Brasil pelo segundo ano consecutivo, segundo o ranking Green Metric 2022

Recentemente, a Instituição recebeu a Certificação de Uso de Energia Renovável, concedida pela Mercatto Energia. A certificação está relacionada ao empenho da Instituição para redução da emissão de gases do efeito estufa (GEE) e para contribuir para a transformação da matriz energética do país. 

De acordo com a Mercatto Energia, para contabilizar os resultados, foi considerada a metodologia do Programa Brasileiro GHG Protocol, que também embasa a análise de dados do IGEE da Univates. O protocolo é usado por empresas e governos em todo o mundo e atende ao padrão ISO 14064 e à metodologia de quantificação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

Conforme o engenheiro ambiental da Univates, Gustavo Schäfer, o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa - IGEE, divulgado no ano de 2022, apresentou dados que demonstram que o consumo de energia elétrica no campus representou 53% da geração de dióxido de carbono equivalente (CO2e) emitido pela Instituição. Segundo ele, a compra de energia proveniente de fontes renováveis é uma forma de reduzir a geração desses gases, assim como o consumo de energia solar gerada a partir da usina solar instalada no campus junto ao Tecnovates. Ações como essas são importantes e contribuem para a sustentabilidade dentro da Univates.

Gabriela Quevedo

Usina de energia solar no Tecnovates

Usina de energia solar no Tecnovates

Resultados

A Mercatto Energia analisou os dados do período de janeiro a dezembro de 2022 e constatou que a Fundação Univates reduziu a emissão de gases do efeito estufa em 253,52 toneladas de CO2 equivalente. O “equivalente de dióxido de carbono” é uma medida padrão internacional de quantidade de GEE, como o dióxido de carbono (CO2) e o metano. No caso da Univates, 253,52 toneladas de CO2e equivale ao plantio de 1.810 árvores ou à queima de 89.583,08 litros de gasolina pura.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods-7