Coral Vocal Univates realiza sua primeira apresentação

Postado as 30/06/2023 17:45:04

Por Lucas George Wendt

Divulgação/Univates

O Vocal Univates, grupo de canto coral recém-criado pela Universidade do Vale do Taquari - Univates, realizou sua primeira apresentação pública neste dia 30, no Auditório do Prédio 11, a partir das 9h, durante a roda de conversa “O impacto da Extensão no Território”, como parte da programação do VII Congresso de Ciência, Tecnologia e Conhecimento.

O Vocal Univates é uma iniciativa da Fundação Univates com o objetivo de promover o desenvolvimento e o bem-estar humano por meio da música e da cultura coral. O grupo é regido pelo bacharel em Música Martin Altevogt e é composto por técnicos-administrativos, docentes e estagiários da instituição. São um pouco mais de três meses desde a estruturação dos naipes e ensaios semanais, e a realização da primeira apresentação se configura num importante marco para o grupo.

Divulgação/Univates

Os ensaios do Vocal Univates ocorrem às terças-feiras, das 16h30min às 18h.O repertório ainda está sendo desenvolvido. Os arranjos são adaptados pelo maestro Altevogt, com vistas à simplicidade possível para o desempenho de cantores amadores, na maioria iniciantes no canto em grupo. O Vocal está aberto a novos participantes com vínculo com a Univates. Interessados podem contatar edif@univates.br.

O canto coral possui uma tradição que remonta a séculos e continua sendo muito popular nos dias de hoje. Existem diversos tipos de corais, desde os religiosos até os coros de ópera, populares e infantis. O formato clássico e completo é composto por quatro naipes. O Vocal Univates se propõe a uma formação mais leve, menos formal e uma alternativa para a representação da Instituição em diferentes espaços.

Logo ods