Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates apresenta ações em Bom Retiro do Sul durante Fórum Municipal de Cultura, Patrimônio Arquitetônico e Memória

Postado as 03/07/2023 13:36:43

Por Redação Univates

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

O município de Bom Retiro do Sul realizou o Fórum Municipal de Cultura, Patrimônio Arquitetônico e Memória no dia 22 de junho. O evento contou com a participação da comunidade regional, representantes da Universidade, do arquiteto e urbanista Renato Savoldi, diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), do prefeito Edimilson Busatto, além de diversas autoridades.

No evento foi apresentado o resultado do trabalho em torno do tema do patrimônio cultural no município; a divulgação da pesquisa cultural realizada com a comunidade local; a entrega oficial da Carta Patrimonial e Cartilha de Educação Patrimonial referente ao projeto Patrimônio Vivo da Universidade do Vale do Taquari - Univates e o lançamento da Cartilha Pedagógica “História de Nossa Terra Bom Retiro do Sul”, de autoria das professoras Dalva Rocha de Souza e Maria Delci Klunck. 

Fernando Dias

Cartilha 

O instrumento de educação patrimonial é uma realização conjunta de professores e estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates e de convidados voluntários. O documento reúne croquis de exemplares de patrimônio arquitetônico edificado em Bom Retiro do Sul relevantes para o município, como: casarões, igrejas e demais construções de valor histórico, os quais foram redesenhados voluntariamente pelos colaboradores. 

Com o instrumento pronto, objetiva-se realizar ações nas escolas de Ensino Fundamental do município buscando envolver os estudantes e jovens bom-retirenses com a cultura local e com o reconhecimento do patrimônio edificado.  De acordo com o coordenador do projeto, professor Jauri dos Santos Sá, essa iniciativa é de extrema importância e reflete o árduo trabalho da equipe em valorizar a cultura das comunidades no Vale do Taquari.

Ebook 

Foi realizada também a entrega oficial do e-book “Vivências extensionistas no município de Bom Retiro do Sul/RS” referente ao trabalho realizado pelo projeto de extensão Patrimônio Vivo, da Univates, durante 2021 e 2022. O material serve como instrumento de educação patrimonial para ser utilizado nas escolas. A produção do e-book envolveu, através de ações de educação patrimonial, a comunidade local e os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates. As atividades do projeto também estão relacionadas às práticas de curricularização da extensão promovidas pelo componente curricular Arquitetura e Patrimônio e possibilitam o desenvolvimento acadêmico em estreita relação dialógica com a comunidade.  

Logo ods-15