Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram.
A integração entre teoria e prática no ensino tem sido um desafio constante para as instituições de Ensino Superior. Na Universidade do Vale do Taquari - Univates, no contexto do Programa Aula+, uma prática pedagógica inovadora foi desenvolvida no componente curricular "Ferramentas Matemáticas e Aplicações", atividade que despertou o interesse dos estudantes de Engenharia. O componente curricular é ministrado pela professora doutora Marcia Jussara Hepp Rehfeldt, que também atua no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas, no qual desenvolve pesquisas voltadas ao ensino da matemática.
Divididos em grupos, os alunos receberam um pé de um par de sapatos e um pedaço de couro residual de uma indústria calçadista. O desafio era reproduzir uma parte do calçado, sem cortar o sapato original, utilizando o pedaço de couro fornecido. Com o auxílio de papel milimetrado e um plano cartesiano, eles coletaram cerca de 20 pontos (pares coordenados) para representar o contorno da peça.
“Essa abordagem pedagógica, alinhada com as Diretrizes Curriculares Nacionais das Engenharias e com a proposta do Programa Aula+, proporcionou aos alunos uma experiência de aprendizagem enriquecedora, em que puderam vivenciar a matemática de forma prática e aplicada ao mundo real. Ao unir a teoria matemática à confecção de calçados, essa prática exemplifica a importância da interdisciplinaridade e da conexão entre o ensino, a pesquisa e a extensão”, complementa a professora.
