Videoconferências permitem espaço de ensino e aprendizado entre estudantes e professores dos cursos de graduação EAD

Postado as 07/07/2023 13:38:40

Por Natalia Nissen

Os cursos de graduação a distância da Universidade do Vale do Taquari - Univates têm entre seus diferenciais a autonomia do estudante para definir quando realizar suas atividades e os materiais elaborados por profissionais qualificados que atuam na Universidade. Para garantir o melhor aproveitamento dos conteúdos de cada módulo, a proposta metodológica dos cursos de Educação a Distância (EAD) prevê a realização de videoconferências, que têm como principal objetivo oportunizar um momento de interação entre professores e estudantes, mesmo que não precisem estar juntos pessoalmente.

Maria Elisabete Bersch, professora e coordenadora pedagógica dos cursos EAD, explica que, na maior parte dos componentes curriculares, as videoconferências são quinzenais, com 1 hora de duração.

Ao organizarmos o cronograma das videoconferências, procuramos alternar entre os componentes do módulo, para que o contato dos estudantes entre si e com a Instituição ocorra semanalmente. Os Seminários e os projetos integradores, bem como estágios e trabalhos de conclusão de curso, seguem uma lógica um pouco diferente, conforme o projeto pedagógico do curso.
Maria Elisabete Bersch, professora e coordenadora pedagógica dos cursos EAD.

A duração da videoconferência também considera o tempo necessário para aprofundar pontos de estudo e promover o espaço de interação, sendo um dos momentos da aula. Assim, como destaca a professora Maria Elisabete esse encontro virtual compõe, junto com os fóruns de discussão, os materiais de estudo disponibilizados no Ambiente Virtual e as demais atividades, a aula EAD.

Flexibilidade de horários

Conforme Maria Elisabete, as videoconferências ocorrem às 19h30min ou às 21h para contemplar os estudantes que trabalham e não conseguem se conectar à aula mais cedo. “Como são muitas videoconferências na semana, considerando os diferentes componentes ofertados, não é possível que todas ocorram em um mesmo horário. Em anos anteriores experimentamos horários alternativos, mas não houve adesão dos estudantes”, afirma a docente.

Opinião dos estudantes

Como a professora destaca, as adaptações feitas na proposta pedagógica dos cursos ofertados na modalidade EAD levam em conta as demandas apresentadas pelos estudantes e sua participação nas atividades.

Por isso, a Autoavaliação dos cursos de graduação a distância é um processo importante para que os estudantes, tutores e professores contribuam para o aprimoramento dos cursos e apontem como se sentem em relação à experiência da educação a distância. A qualificação dos cursos é um processo contínuo e, a cada avaliação, as sugestões são analisadas para identificação de possíveis reformulações.

A Autoavaliação dos cursos EAD segue até o dia 9 de julho e a identidade dos respondentes é mantida em sigilo. O formulário tem formato responsivo e pode ser acessado pelo celular, tablet ou computador, no link univates.br/avaliacao

A Avaliação de Serviços e Infraestrutura fica disponível para preenchimento o ano todo no Universo Univates. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramais 5111 e 5272, ou pelo e-mail avaliacao@univates.br.

Logo ods