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Graduação

Universitários criam material para estimular consciência financeira de idosos

Por Redação Univates

Postado em 24/07/2023 08:44:40


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Um grupo de alunos do curso de Direito da Universidade do Vale do Taquari - Univates desenvolveu um vídeo educativo com o objetivo de abordar os desafios enfrentados pelos idosos no sistema financeiro brasileiro, com foco nas ofertas de produtos financeiros. Na atividade estiveram envolvidos os estudantes Lucas Penteado, Lucas Barbieri Huwe, Cândida Borelli Welter, Alice Soares e Fabiele Ferrari. 

Sob a orientação da professora Marta Piccinini, no componente curricular "Escritório do Consumidor - Atelier Extensionista", os estudantes se dedicaram a explorar a temática da transparência e compreensão da oferta de produtos financeiros para idosos. A iniciativa faz parte dos estudos desenvolvidos no escopo do Aula+. O material pode ser conferido aqui. Além disso, foi divulgado para a comunidade acadêmica do curso de Direito e nas redes sociais do curso. 

De acordo com a professora do componente curricular, Marta Piccini, a atividade desenvolvida pelos estudantes é de grande valia para a comunidade-foco eleita pelos acadêmicos: os idosos. “Os alunos tiveram a sensibilidade de perceber que grande parte da população idosa encontra dificuldades frente ao sistema financeiro, relacionadas a contratos, financiamentos consignados, cartões de crédito, e na sua maioria acabam se endividando”, explica a docente.

Conforme a coordenadora do curso de Direito, professora Alice Iorra, “a experiência dos Ateliers Extensionistas tem reiteradamente demonstrado ao Curso de Direito que o processo de ensino e aprendizagem é intensificado quando decorre do contato direto com a realidade, pois mobiliza os estudantes a perceber o entorno, aprofundar seus conhecimentos e mobilizar esforços para criar soluções e respostas concretas para demandas que causam inquietação a todo operador do Direito”. 

Entendendo o contexto

No Brasil, os idosos frequentemente encontram dificuldades ao lidar com as ofertas de produtos financeiros. O trabalho desenvolvido pelo grupo busca conscientizar sobre esses desafios específicos, destacando três problemas principais: a falta de transparência nas comunicações das instituições financeiras, a publicidade agressiva e o acesso a crédito.

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