Estudantes de Direito da Univates participam de painel sobre políticas sociais e atendimento a vulnerabilidades

Postado as 15/08/2023 15:01:42

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Divulgação/Univates

No dia 8 de agosto, os alunos do curso de Direito da Universidade do Vale do Taquari - Univates participaram de um painel como parte das atividades do componente curricular Espaço Público e Políticas Sociais. O evento na disciplina, que faz parte do escopo do programa Aula+, reuniu profissionais para discutir a temática da rede intersetorial de atendimento às vulnerabilidades. Essa experiência reforça a importância do engajamento acadêmico na busca por soluções que promovam uma sociedade mais justa e igualitária.

A iniciativa, concebida pela professora Andrea Barros, trouxe à tona questões sobre a interconexão das políticas públicas no combate às vulnerabilidades presentes na sociedade. Durante a sessão, as palestrantes Renata Cherini, Tatiana Pereira de Oliveira, Carmine Brescovit, Tatiane Trindade e Natália Sulzbach compartilharam suas perspectivas e conhecimentos a respeito das políticas sociais e ações comunitárias.

Renata Cherini, com formação em Pedagogia, desempenha um papel ativo na Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação do Município de Estrela e apresentou uma visão sobre a atuação governamental na promoção do bem-estar social. Tatiana Pereira de Oliveira, por sua vez, contribuiu com sua expertise em Serviço Social e na formação de futuros profissionais da área, agregando insights sobre a importância da capacitação.

Natália Sulzbach, psicóloga e coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) de Estrela, destacou a necessidade de disponibilizar serviços especializados no apoio às mulheres em situações vulneráveis. Enquanto isso, Tatiane Trindade, que atua como Conselheira Tutelar em Estrela, trouxe à tona a relevância da proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

Carmine Brescovit, diplomada na Univates e, atualmente, ocupando o posto de Capitã da Brigada Militar, liderando a Patrulha Maria da Penha e presidindo o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Condim), também abordou a relevância de uma rede articulada em torno das políticas sociais e do atendimento a vulnerabilidades.

Logo ods