Ações internas reforçam o compromisso da Universidade com os ODS

Postado as 17/08/2023 15:25:17

Por Lucas George Wendt

Divulgação/Univates

A Universidade do Vale do Taquari - Univates aderiu, em dezembro de 2018, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Desde então, os ODS se desdobram de diferentes maneiras no cotidiano acadêmico e administrativo da Instituição, por meio de práticas de ensino, pesquisa, extensão e gestão que contribuem para a disseminação da cultura dos ODS no dia a dia.

Divulgação/Univates

Recentemente ações desenvolvidas na Universidade reforçaram o compromisso institucional com os ODS. O Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari - Tecnovates mobilizou dezenas de empresas vinculadas ao Parque para a promoção dos ODS internamente.  Foram relacionadas as práticas das empresas com os ODS como um primeiro exercício de aproximação das organizações com o tema.  Nas próximas semanas, haverá um workshop sobre ESG - uma sigla em inglês que corresponde a environmental, social and governance, e corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização.

Divulgação/Univates

Na área da Extensão Acadêmica, também foi realizado um trabalho com os coordenadores e equipe dos 35 projetos de extensão acadêmica vigentes, buscando identificar as associações temáticas dos projetos com os ODS. Ao identificar as associações temáticas dos projetos de extensão com os ODS, a Universidade demonstra seu compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento social, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados com as questões globais - tanto os estudantes que atuam nos projetos quanto a comunidade que participa das ações. Além disso, essa iniciativa também amplia o impacto das ações da universidade na comunidade, fortalecendo sua relevância e contribuição para a sociedade como um todo.

Saiba mais

Os ODS estão previstos na Agenda 2030, aprovada por unanimidade pelos países membros da ONU no ano de 2015, durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável. A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável consiste de um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade e contempla um conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) desdobrados em 169 metas. As metas dos ODS servem como um guia para o cumprimento da Agenda 2030 e os atores envolvidos na implementação das metas — governos, setor privado, sociedade civil e academia — são encorajados a ir além do cumprimento do mínimo exigido.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods-17