Cheia na região central de Lajeado

Prefeitura de Lajeado

Univates se mobiliza e coloca sua estrutura à disposição para auxiliar vítimas da cheia do Rio Taquari

Postado as 06/09/2023 23:00:20

Por Lucas George Wendt

A Universidade do Vale do Taquari - Univates está desempenhando seu papel comunitário nas atividades de apoio às comunidades afetadas pela recente cheia do Rio Taquari. A Instituição, por meio de diferentes áreas, entre as quais o seu Setor de Engenharia e Manutenção, tem se envolvido ativamente em diversas frentes de auxílio desde o início da crise. Univates reforça e demonstra seu compromisso com a comunidade local em tempos de adversidade.

Na manhã de segunda, 5, em resposta a um chamado do município de Lajeado, a Univates disponibilizou dois caminhões para auxiliar na logística de apoio às famílias atingidas pela cheia do rio. Os veículos foram empregados no transporte de mantimentos, refeições, colchões, roupas e outros itens essenciais entre os pavilhões municipais que funcionavam como centros de amparo às vítimas. Esses locais incluíam o Ginásio de Esportes do bairro Conservas, o Ginásio de Esportes do bairro Montanha, o Centro Esportivo Municipal no bairro São Cristóvão, o Parque do Imigrante e o Centro Recrie do município de Lajeado.

Além disso, a Univates cedeu o Ginásio do Complexo Esportivo Univates para receber demandas emergenciais da Prefeitura de Lajeado, caso seja necessário. A instituição também ofereceu o campo da universidade para o pouso de aeronaves, incluindo helicópteros, mesmo durante a noite. A iluminação do Estádio foi mantida acesa para garantir a segurança das operações de pouso e orientação, caso necessário.

A equipe de manutenção da universidade realizou o reabastecimento do gerador da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em duas ocasiões durante o dia de ontem, garantindo o fornecimento de energia essencial para o atendimento de pacientes na unidade, que teria o atendimento prejudicado em razão da falta de energia na cidade.

Na segunda, 11, está prevista a chegada estoques de vacinas para os afetados pela enchente. O ultrafreezer do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari - Tecnovates está à disposição para receber esse material para armazenamento.

Saiba mais

São cerca de 70 municípios atingidos pelas fortes chuvas e cheia de rios no RS. Aqueles que contabilizam os maiores estragos estão na região do Vale do Taquari. O Rio Taquari atingiu a sua segunda maior marca na história, com quase 30 metros em Lajeado - a maior dos últimos 80 anos. Até o momento são cerca de 35 óbitos, milhares de desalojados e dezenas de milhares de pessoas sem luz, água e internet na região.

Univates disponibilizou transporte de materiais, alimentos e mantimentos

Univates disponibilizou transporte de materiais, alimentos e mantimentos