Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Funcionários e estudantes da Univates atuam no auxílio às pessoas atingidas pelas cheias

Postado as 06/09/2023 23:00:20

Por Redação Univates

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

A Universidade do Vale do Taquari - Univates está com dezenas de funcionários técnico-administrativos e docentes atuando nos espaços que recebem pessoas desalojadas e doações em razão das cheias do Rio Taquari. Essas atividades salientam o papel comunitário da Universidade da região. 

Docentes e técnico-administrativos de áreas como Serviço de Assistência Jurídica (Sajur), Secretaria Geral, Secretaria de Apoio Acadêmico, Engenharia e Manutenção, gestão dos Laboratórios de Ensino estão envolvidos em atendimentos e atividades, especialmente no Parque do Imigrante (Av. Parque do Imigrante - Alto do Parque), em Lajeado, local que concentra o atendimento aos desalojados na cidade. As equipes cedidas pela Univates estão auxiliando na organização das doações, atendimento aos desalojados e outras atividades. 

Em Lajeado, cerca de 1,1 mil pessoas estão desabrigadas devido à enchente, em diferentes pontos da cidade. Além disso, a Univates tem mais de 100 estudantes de diferentes cursos, principalmente os da área de Ciências da Saúde atuando no Parque do Imigrante, diretamente no atendimento aos desabrigados. As atividades englobam desde o atendimento médico, que inclui avaliações de saúde e cuidados básicos e de primeiros socorros, até o apoio psicológico, na tentativa de proporcionar conforto emocional às famílias afetadas em meio a uma situação de calamidade na região. Um dos focos da ação solidária é o atendimento às crianças, considerando a vulnerabilidade dessa faixa etária em situações de crise. 

A Univates também está demonstrando seu compromisso com a comunidade ao ceder espaços de trabalho no campus para equipes administrativas de empresas da região afetadas pela cheia. Essa iniciativa permite que as organizações continuem a operar e a prestar serviços, mesmo diante do cenário de crise. 

A reitora da Univates, professora Evania Schneider, se diz grata e orgulhosa do envolvimento da Instituição. “Estive envolvida em questões importantes relacionadas aos municípios, participando de reuniões na Universidade, ao lado de ministros, governador, prefeitos e membros da Defesa Civil dos municípios e do Estado”, inicia a ela. “Gostaria de enfatizar a imensa satisfação que sinto ao testemunhar o comprometimento e a dedicação exemplares de nossas equipes de funcionários e estudantes. Nossa instituição, a Univates, está desempenhando um papel fundamental em nossa missão comunitária neste momento de crise”.

A dirigente segue. “Palavras não são suficientes para expressar o meu agradecimento a todos os que estão se envolvendo. Cada um desempenha um papel único no bem-estar de nossa comunidade. Assim, em nome da Univates e em meu próprio nome, quero expressar meu mais sincero agradecimento a todos. O comprometimento de cada um neste momento é o alicerce de nossa missão e vamos continuar trabalhando incansavelmente. Continuaremos unidos e enfrentando essa situação com força, empatia e sensibilidade”, finaliza a reitora.  

Como doar 

A situação crítica em que se encontra Lajeado se repete em outros municípios do Vale do Taquari, que pedem a ajuda da comunidade. Entre as principais demandas, estão fraldas, absorventes e produtos de higiene. Alimentos, colchões, remédios e roupas e cobertores também são necessidades. Para doar, os veículos  de comunicação da região tem organizado compilações com as diferentes possibilidades de encaminhamento de doações. Confira aqui, aquiaqui e aqui.

Saiba mais 

São cerca de 70 municípios atingidos pelas fortes chuvas e cheia de rios no RS. Aqueles que contabilizam os maiores estragos estão na região do Vale do Taquari. O Rio Taquari atingiu a sua segunda maior marca na história, com quase 30 metros em Lajeado - a maior dos últimos 80 anos. Até o momento são cerca de 35 óbitos, milhares de desalojados e dezenas de milhares de pessoas sem luz, água e internet na região.

Divulgação/Univates

Divulgação/Univates

Espaço criado para apoio psicossocial
Espaço criado para apoio psicossocial

Divulgação/Univates

Professora interage com criança
Professora interage com criança

Divulgação/Univates

Divulgação/Univates

Logo ods