Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.
A ideia de ação apresentada pela dupla da Univates também é integrada pelos docentes Luciele Martins Gonçalves Descovi e Audrei Pavanello. Foi desenvolvido em conjunto por três Instituições de Ensino Superior da região Sul do Brasil: Faccat, Unicesumar e Univates. O público abrangido na proposta dos docentes são alunos do 6º, 7º, 8º e 9º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Águas Claras (Três Coroas/RS), Lar da Menina (Lajeado/RS) e Instituto Nacional de Maringá (Maringá/PR). O Sthem é patrocinado pela Boeing, o que possibilitará o recebimento de verba por todos os projetos aprovados para a compra de 10 kits para a construção dos protótipos.
O projeto educativo inovador tem como objetivo conscientizar sobre os malefícios do uso do cigarro eletrônico e está sendo desenvolvido na Univates contemplando jovens meninas. Durante a execução do projeto, as alunas irão construir um protótipo robótico que simula um pulmão e reproduzir os efeitos nocivos da fumaça do cigarro eletrônico quando inspirada. Essa ação tem parceria com a Liga de Pneumologia do curso do Medicina da Univates.
O projeto tem como propósito educar os jovens sobre os perigos associados ao uso do cigarro eletrônico, especialmente entre os adolescentes, que são um grupo vulnerável a essas práticas. O protótipo robótico desenvolvido pelos estudantes permitirá uma experiência mais realista e impactante ao demonstrar os efeitos prejudiciais que a inalação da fumaça do cigarro eletrônico pode causar aos pulmões.
