Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Marisa Martins vai receber prêmio

Por -

Postado em 21/01/2008


Compartilhe


A lajeadense Marisa Martins Hädrich, de 67 anos, vai ser a destacada da região para receber o Prêmio Ana Terra. O nome da advogada e professora aposentada foi divulgado na tarde de ontem pelo Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) e já foi repassado à Coordenadoria Estadual da Mulher, responsável pela organização do evento. A selecionada vai receber, com outras 24 representantes dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul, diploma de reconhecimento e uma estatueta em 5 de março. A solenidade será no Theatro São Pedro, em Porto Alegre.

Na edição 2008, explica o secretário-executivo do Codevat, Carlos Alberto Martini, três nomes foram indicados pelo Vale do Taquari. A representante de cada região deve, principalmente, se destacar em trabalhos na educação, saúde, geração de trabalho e renda, cultura, política, administração pública e administração de instituições comunitárias; em trabalhos assistenciais com grupos de vulnerabilidade social e em movimentos sociais solidários e de inclusão social; ou se dedicar a estudos e trabalhos científicos em benefício da comunidade. A dedicação à Educação, em especial, foi uma das razões para a escolha de Marisa Martins pelo Codevat.

A notícia de que será a homenageada pela região pegou a lajeadense de surpresa. "Quase desmaiei de tanta emoção. Passei o dia sem acreditar. Já chorei, já sorri. Mas a ficha ainda não caiu", disse. Ela acrescenta que sempre admirou o prêmio e a personagem que dá nome a ele. "Foi com esse livro que tive o meu primeiro contato com a literatura lá pelos 8 anos de idade. Lia escondido porque para a época não era aconselhável para meninas. Depois corria para a igreja para me confessar", lembra. Ana Terra está entre as personagens que mais admira. "Me pareço com ela por ser guerreira e lutar pela Educação, que é a prioridade número um de qualquer país."

Marisa reforça que abriu mão da advocacia para se dedicar ao ensino. "Me aposentei como diretoria do Castelinho", emenda. Ela dedica a distinção à comunidade do Vale do Taquari. "Foram as pessoas desta bela região que deram este prêmio", acrescenta. Na edição do ano passado a destacada pelo Vale do Taquari foi a prefeita de Lajeado, Carmen Regina Cardoso. A láurea foi resultado da dedicação à educação, à vida pública e, principalmente, à comunidade. Em 2006 quem recebeu a distinção foi a lajeadense Maria Lenira Klein, devido ao trabalho realizado na Sociedade Lajeadense de Auxílio aos Necessitados (Slan).


Currículo
Marisa Martins Hädrich, que reside há 9 anos em Rio Grande, nasceu e exerceu suas atividades profissionais em Lajeado. Ela estudou na Escola Madre Bárbara, cursou Letras - Português/Francês na Univates e Direito na Universidade de Cruz Alta, além de concluir três pós-graduações na Unisinos. Em São Paulo, nas Faculdades Anchieta, fez cinco cursos de aperfeiçoamento em Direito e Filosofia. Participou de inúmeros congressos, simpósios e seminários nacionais e internacionais. Concluiu os créditos de doutorado pela Universidade de León, na Espanha e teve seu projeto de tese, na área de Contratos Internacionais de Consumo, aprovado.
No campo profissional, atuou como professora de pré-escola e de alfabetização no então Grupo Escolar Fernandes Vieira; professora de Geografia, coordenadora pedagógica, vice-diretora e diretora do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco até se aposentar, em 1986. De 1980 a 1998 foi professora na área de Direito, nos Cursos de Ciências Contábeis, Administração e Comércio Exterior da Univates, onde também exerceu a chefia do Departamento de Ciências Contábeis e Jurídicas, e foi diretora da Faculdade de Ciências Econômicas por duas gestões. Presidiu a então Fates, agora Fuvates, também por dois mandatos. Coordenou os exames vestibulares da Univates por dez anos.
Marisa presidiu ainda o Conselho Municipal de Educação de Lajeado por três gestões. Participou de entidades e de comissões de caráter comunitário, jurídico, cultural e religioso regionais e estaduais.
Publicou três livros: Canto dos Olhos Úmidos, Flor Guerreira e Diário Sobre Trilhos (Crônicas de Viagens). Atualmente assina colunas semanais no jornais O Informativo do Vale e Cassino, de Rio Grande, e uma quinzenal no jornal Bom Dia Rio Grande. A destacada é casada com Hermann Werner Hädrich, tem três filhos e dois netos.

Saiba mais
O Prêmio Ana Terra retrata com excelência as qualidades da mulher do Rio Grande do Sul. A dedicação, o amor e a perseverança com que a personagem de Erico Verissimo, no livro O Tempo e o Vento, defendia seus ideais pode ser estendido a todas as gaúchas que trabalham por suas comunidades. Também poderá haver homenagens póstumas, desde que o falecimento tenha ocorrido após 8 de março de 2007. Um familiar poderá representar a homenageada no recebimento das distinções.


Fonte: Jornal O Informativo do Vale

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar